Nova Odessa implementa sistema de videomonitoramento

18 câmeras serão instaladas em 10 pontos do município que fica no interior paulista

ter, 10/12/2013 - 21h11 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira, 10, o município de Nova Odessa, passa a ter um sistema de videomonitoramento. As 18 câmeras, instaladas em 10 pontos da cidade, ajudarão as polícias e a Guarda Municipal a combater e prevenir crimes na região. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O CCO (Centro de Controle Operacional), que vai gerenciar o Sistema Metropolitano de Videomonitoramento de Nova Odessa, foi instalado na nova sede da Guarda Municipal da cidade.

Algumas das câmeras são do modelo OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres). Conhecidas como “câmeras inteligentes”, os equipamentos estão interligados a um banco de dados e reconhecem placas de veículos furtados ou roubados.

Outras câmeras são do tipo PTZ, que são fixadas a 10 metros do solo, têm amplitude de 360ºe zoom de até 400 metros. Estes equipamentos fazem gravações 24 horas por dia.

O investimento feito através da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), foi de mais de R$ 515 mil para aquisição dos equipamentos.

O projeto, iniciado em maio do ano passado, faz parte de um programa de instalação de câmeras nos 19 municípios da RMC e tem valor estimado em R$ 11,4 milhões.

Do Portal do Governo do Estado