Nova livraria da Editora da USP terá cerca de 8.000 títulos

Espaço terá exposições, estúdio de rádio e lugares reservados para leitura e lazer

seg, 05/10/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A livraria João Alexandre Barbosa, nova livraria da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), será inaugurada nesta quinta-feira, 8. O evento encerra as comemorações dos 75 anos da USP, iniciadas em setembro do ano passado. 

Instalada no térreo do prédio da Antiga Reitoria, a livraria tem em seu espaço interno de 530 metros quadrados cerca de 8.000 títulos, um café e lugares reservados para leitura e lazer. No piso superior, há um estúdio de rádio completo que será utilizado tanto para gravação do programa Conversas de Livraria (que será veiculado pela Rádio USP) quanto para entrevistas com personalidades que visitarão a livraria. Ainda na parte interna, um mural decorativo vai mostrar a reprodução da obra Geométricos 1, do pintor Samson Flexor. 

A área externa da loja é ainda maior, contando com 735m². Nela, o convívio entre os frequentadores da USP será ainda mais valorizado, com a realização de atividades culturais, como a exposição Os Fundadores da USP, composta por fotos de 27 professores fundadores da Universidade e complementada por materiais pedagógicos e documentos pessoais. Essa mostra deverá ser inaugurada no dia 27 de outubro. 

Durante a cerimônia de inauguração será exibido um vídeo institucional na parede externa da loja. Ele vai mostrar imagens das comemorações dos 75 anos da USP e falar da importância dos livros para a Universidade. O escritor, professor, crítico literário, ex-pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP e ex-diretor da Edusp, João Alexandre Barbosa, que, postumamente, empresta seu nome à nova livraria, também será lembrado nesta apresentação. 

Da USP