Nova linha do Metrô será inaugurada no segundo semestre de 2002

Governador vistoriou as obras da Linha 5 - Lilás, que ligará Capão Redondo ao Largo Treze

qui, 12/07/2001 - 15h53 | Do Portal do Governo


A população da cidade de São Paulo passará a contar a partir do segundo semestre de 2002 com uma nova linha do Metrô. Apesar de ser o melhor meio de transporte coletivo paulistano, há 23 anos o Metrô não iniciava a construção de uma nova linha.

A Linha 5 – Lilás contará inicialmente com 9,5 quilômetros e irá ligar o bairro de Capão Redondo ao Largo Treze, atravessando bairros periféricos da região sudoeste da Capital. As obras estão em fase adiantada e foram vistoriadas na manhã desta quinta-feira, dia 12, pelo governador Geraldo Alckmin.

Alckmin iniciou a vistoria pela estação Capão Redondo. O governador seguiu de carro pela estação Campo Limpo e fez uma rápida parada na estação Vila das Belezas. Esta estação já está com as obras bastante avançadas, com as plataformas de embarque implantadas. O trajeto seguiu pela estação Giovanni Gronchi e na estação Santo Amaro o governador encerrou o roteiro. A linha 5 – Lilás inclui ainda a estação Largo Treze. Todas as estações contarão com terminais de integração de ônibus, com exceção da estação Vila das Belezas.

A nova linha tem capacidade para atender 350 mil pessoas por dia e ajudará a desafogar o trânsito na região. Na estação Santo Amaro será realizada a interligação com a Linha C da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga Osasco a Jurubatuba.

Alckmin lamentou o fato de há muitos anos o Metrô não ter iniciado a construção de mais linhas. Segundo ele, durante os últimos 20 anos só foram realizadas extensões nas linhas existentes. ‘O governador Mário Covas, no primeiro mandato, entregou as obras que estavam paradas. Foram três estações entre Santana e Tucuruvi, duas entre Clínicas e Vila Madalena, três estações de trem entre Itaquera e Guaianazes; e começou esta obra que é a Linha 5 do Metrô. Este é um fato recorde: começar, terminar e operar uma linha em menos de quatro anos’, ressaltou.

Para a implantação desta primeira fase estão sendo investidos US$ 646 milhões, divididos entre recursos estaduais e financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São sete quilômetros de vias elevadas, um quilômetro em superfície, 850 metros em via subterrânea e um pátio de 550 metros para manutenção e manobras dos trens. As obras estão sendo executadas pela CPTM e a operação será realizada pelo Metrô. Alckmin explicou que outras linhas da CPTM, como a Linha C Celeste, em breve também serão operadas pelo Metrô.

De acordo com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Cláudio Senna Frederico, o Governo do Estado já está preparando o projeto e estudos de viabilização para implantar a segunda fase da Linha 5. ‘Ela poderá chegar até a estação Santa Cruz do Metrô, interligando com a linha Norte Sul da Companhia’, informou. O governador Geraldo Alckmin complementou esta informação. Ele anunciou que ainda hoje terá uma reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir o financiamento desta segunda fase.

‘Quando forem concluídas as duas fases, esta linha terá capacidade de atender até 1 milhão de pessoas por dia.’ Segundo ele, nem todas as obras que estão sendo iniciadas ou viabilizadas nesta gestão serão concluídas até 2002. ‘O importante é não parar’, disse.

Alckmin destacou que o Metrô tem importância fundamental para a população dos bairros mais periféricos. Ele lembrou que, pela primeira vez na história, o preço do bilhete do metrô está mais barato do que o dos ônibus da Capital. A tarifa dos ônibus paulistanos custa R$ 1,40 e com o bilhete múltiplo de dois do metrô o usuário desembolsa R$ 1,35 por trajeto. Atualmente mais de 30% dos usuários do metrô utilizam este bilhete múltiplo.

O governador lembrou ainda que o Metrô oferece a possibilidade do passageiro se deslocar internamente pelas estações, podendo fazer um itinerário mais abrangente, enquanto no ônibus a cada saída ele paga uma nova tarifa. ‘Certamente o Metrô é uma boa opção de transporte’, concluiu.

Energia

A partir desta quinta-feira, dia 12, a usina hidrelétrica de Porto Primavera inicia a operação da décima turbina. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin durante entrevista coletiva, após vistoriar as obras de implantação da linha 5 do Metrô. ‘Essa é uma boa notícia, pois essa turbina irá gerar mais 100 MW de energia. Isso equivale a iluminar uma cidade de 400 mil habitantes’, comparou. Alckmin também anunciou que irá participar, hoje à tarde, de uma reunião com líderes dos trabalhadores e dos empresários para discutir a questão da energia.

Rogério Vaquero

Foto f/c – Governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico.
Foto e – Alckmin testa simulador de cabine de comando.
Foto b – Governador observa planta do projeto.