Nova Etec investe em aulas práticas de Gestão Pública

Profissionais formados pela escola poderão atuar em diversas áreas

ter, 13/04/2010 - 12h19 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 13, o governador Alberto Goldman entregou a primeira Etec de Gestão Pública do Brasil. O curso da nova Etec desafiará os alunos com jogos públicos, em que situações e problemas do cotidiano da gestão pública, baseados em casos concretos, serão disputados nas aulas de laboratório. “Os alunos poderão olhar e interpretar a situação por todos os pontos de vista – da administração, do cidadão, da sociedade, do setor privado – e tudo isso com debates para chegar às possibilidades e cenários de soluções”, explica o diretor da Etec Cepam, Daniel Teixeira.

As possibilidades de atuação profissional dos técnicos em gestão pública são muitas. Dentre os principais exemplos, estão a prestação de serviços para o setores públicos. “O terceiro setor é outra área que precisa de profissionais com conhecimentos de gestão pública, e ainda há o setor privado, que, em muitos casos, fornece serviços e equipamentos para os governos e precisa de pessoas que saibam interpretar o funcionamento da máquina pública”, avalia Nelson Hervey Costa, presidente do Cepam.

Outro destaque do curso da Etec de Gestão Pública é a Tutoria, um método em sintonia com as mais modernas e atuais práticas pedagógicas de formação profissional, que contará com técnicos experientes do Cepam no papel de tutores para aconselhar e orientar os alunos ao longo do curso, fazendo a ponte entre os professores, os alunos e o Cepam.

Gestores do Futuro

Os alunos da nova Etec Cepam de Gestão Pública tem uma composição eclética e variada. Quanto à faixa etária de seus 80 alunos, o mais novo tem 15 anos de idade e o mais velho, 56; a média é de 32 anos. Quanto ao gênero, a grande maioria dos estudantes, 67,5%, é composta de mulheres. Quanto à origem geográfica, a maior parte, 37,5%, mora na Região Metropolitana, sendo que a zona oeste da capital concentra 25% de seus alunos.

Com apenas 15 anos, a caçula da turma é Ana Carolina. Ela está no segundo ano do ensino médio. Ficou satisfeita por ter escolhido a Etec Cepam: “A prova de admissão foi difícil e fiquei feliz com o resultado. É um curso novo, diferente, e me sinto emocionada em fazer parte da primeira turma”. Ela aprovou o formato do curso: “É uma proposta diferente, que me chamou a atenção. Gostei da apresentação do curso e acredito que ele me colocará logo no mercado de trabalho”, finaliza.

Outro aluno é o marceneiro Sílvio Henrique dos Santos. Para ele, o curso é uma grande oportunidade de crescimento profissional: “Essa é uma chance especial de estudar e poder aprimorar os conhecimentos sobre administração em geral, porque, apesar de gostar muito de trabalhar com madeira e construir peças, não quero ser marceneiro para o resto da vida”.

Dois funcionários do Cepam também resolveram dar um passo adiante em suas carreiras e fizeram a inscrições para o “vestibulinho” da Etec Cepam. Victor Antonio da Silva Dutra, 49 anos, e Jairo dos Santos, 45, são auxiliares administrativos do Cepam há mais de vinte anos e agora conquistaram uma cadeira na sala de aula da nova escola. “É um curso que vale muito a pena. Não quero fazer por fazer, desejo aproveitá-lo da melhor maneira e absorver todo o conhecimento que puder. Pretendo, além disso, ser o primeiro da classe. Claro que precisarei me esforçar bastante, mas essa foi a meta que estabeleci para este ano”, conta Victor Dutra.

Os novos alunos enfrentarão as aulas do período noturno após o dia de trabalho e esperam adquirir novos conhecimentos para o futuro, com crescimento em suas carreiras. “Acho que será proveitoso não só para minha função no Cepam, como também para agregar conhecimento de gestão pública”, acrescenta Jairo dos Santos, que, além de passar na prova, ajudou na instalação dos móveis das salas de aula da Etec.

“É muito bom e importante fazer parte da primeira turma no Brasil de um curso como este; é também uma grande responsabilidade, pois, sendo os primeiros, temos de dar o exemplo e conquistar um bom aproveitamento nas disciplinas”, diz Jairo. “Saber como funciona a máquina pública é importante para que os serviços prestados se tornem mais rápidos, com melhor qualidade e, o mais importante, sem erros”, conclui.

Do CEPAM e do Centro Paula Souza