Nova esquerda das Américas é analisada no Memorial da América Latina

Durante três noites seguidas de agosto 14, 15 e 16, o programa será oferecido especialmente a estudantes universitários de Humanidades

ter, 24/07/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina promove o curso de extensão “Novas lideranças políticas, movimentos sociais e alternativas de governo na América Latina”, com a participação de professores dos EUA, Brasil, Cuba e Argentina. Organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), ele tem a coordenação do docente Luis Fernando Ayerbe, da Unesp. O CBEAL é a diretoria do Memorial encarregada de fomentar a pesquisa, o pensamento e a reflexão sobre a América Latina.

Durante três noites seguidas de agosto 14, 15 e 16, o programa será oferecido especialmente a estudantes universitários de Humanidades, para os quais em muitos casos serve como complementação acadêmica.

Também está aberto a outros universitários e interessados em geral, como nos casos dos cursos do semestre passado A Invenção da América Latina e Biocombustíveis: Desafios e Oportunidades. “Proporcionamos certificado a quem participar de no mínimo 75% da carga horária. E é melhor os interessados se apressarem pois as vagas costumam se esgotar rapidamente”, avisa o professor Eliézer Rizzo de Oliveira, diretor do CBEAL. s inscrições começaram dia 23 de julho.

O curso aborda as mudanças recentes em vários países da América Latina, não só com uma guinada à esquerda dos governos, como também com o novo protagonismo de atores políticos antes esquecidos, como os índios da Bolívia e do Equador. É, portanto, um esforço de pensar a atualidade da América Latina.

“Com esse e outros cursos, o Memorial procura suprir uma lacuna existente no meio acadêmico, principalmente fora das universidades públicas: a reflexão sobre a contemporaneidade da nossa região continental”, diz Fernando Leça, presidente do Memorial.

Serviço

Novas lideranças políticas, movimentos sociais e alternativas de governo na América Latina

Horário:

Das 19h às 22hDatas: 14, 15 e 16 de agosto.

Inscrições:

A partir de 23 de julho. As inscrições deverão ser feitas diretamente no Memorial da América – CBEAL – prédio da Administração (portão 08), se segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.Taxa de inscrição:

R$ 120,00 – vagas limitadasCertificado de participação:

Serão fornecidos certificados aos participantes com presença confirmada em todas as três aulas.Local: Auditório do Anexo dos Congressistas – Memorial da América

Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 portão 12

Informações: (11) 3823-4780

www.memorial.sp.gov.br

cursos@memorial.sp.gov.br

Do Portal da Unesp

(R.A.)