Nova edição de dicionário ambiental é lançada em Brotas

3 mil exemplares foram distribuídos já no dia do lançamento

seg, 03/03/2008 - 14h28 | Do Portal do Governo

Lançada na sexta-feira, 29, a 4ª Edição do Dicionário Básico Ambiental, de autoria do promotor de Justiça, José Fortunato Neto. O evento, no município de Brotas, mobilizou as prefeituras de várias cidades da região e contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, e da coordenadora de Educação Ambiental da SMA, Maria Lourdes Rocha Freire.

Reunidos no Ginásio Municipal de Esportes Jorge Atalla, centenas de estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental de sete cidades da região de Brotas prestigiaram o lançamento da publicação, classificada por Graziano como um provável “novo recorde” na área ambiental, com a distribuição de 3 mil livros já no dia do lançamento. O secretário fazia menção ao plantio de 25 mil árvores realizado na última quarta-feira, 27, na região de Jaú, também envolvendo alunos da rede pública de ensino, considerada a maior ação do tipo já realizada no mundo em uma hora.

Destacando dois verbetes que encontrou no dicionário que estava sendo lançado: cooperação (“união de duas espécies formando uma associação que facilita a vida para ambas”) e simbiose (“situação que retrata a convivência, em associação prolongada, de pelo menos duas espécies diversas”), Xico Graziano afirmou que são ações como estas que definem o futuro do planeta.

Maria de Lourdes destacou o papel agregador da educação ambiental, afirmando que a publicação voltada para os estudantes será útil também para os adultos, no processo contínuo para a conscientização e formação da cidadania.

O evento foi organizado pela prefeitura de Brotas, administrada por Orlando Pereira Barreto Neto, e contou com a participação de várias autoridades da região, entre as quais o deputado federal Lobbe Neto. Os primeiros livros da edição patrocinada pela empresa Paraíso Bioenergia foram destinados aos alunos dos municípios de Dourado, Dois Córregos, São Pedro, Itirapina, Ribeirão Bonito e Torrinha.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(I.P.)