Nota Oficial da Secretaria da Saúde sobre a gripe A H1N1

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informa que nesta quinta-feira, 7 de maio, foram confirmados os dois primeiros casos de infuenza A (H1N1) no Estado. Os casos […]

qui, 07/05/2009 - 20h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informa que nesta quinta-feira, 7 de maio, foram confirmados os dois primeiros casos de infuenza A (H1N1) no Estado. Os casos são importados de outros países, ou seja, não foram transmitidos no Estado. Não há nenhum óbito confirmado.

Os casos são:

1- Masculino, 24 anos, esteve na Cidade do México entre os dias 17 e 22 de abril e início de sintomas dois dias após sua chegada. O paciente ficou internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas por dez dias, sob supervisão e monitoramento tendo evoluído para a cura.

2- Masculino, 48 anos, esteve em Miami e Orlando entre os dias 19 e 28 de abril. Apresentou os primeiros sintomas em 29 de abril, tendo sido atendido no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, medicado e mantido sob monitoramento. O paciente evoluiu para a cura.

Não houve transmissão do vírus aos comunicantes dos doentes.
A Secretaria da Saúde mantém hoje outros oito pacientes sob suspeita cujos resultados dos exames devem ser conhecidos em alguns dias e outros sete em monitoramento. A identificação dos casos mostra que o sistema de vigilância está em pleno funcionamento. É preciso ressaltar que o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) já tomou todas as medidas necessárias para a detecção de possíveis casos da doença.

Cerca de 150 leitos de isolamento, 60 deles com pressão negativa, distribuídos nos HCs de São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas e Instituto Emílio Ribas estão disponíveis neste primeiro momento caso haja novos casos da doença.

Foram estabelecidas oito unidades que irão funcionar como referência para o atendimento de possíveis casos suspeitos de gripe suína no Estado de São Paulo. Esses locais ficarão de prontidão para identificar qualquer caso, comunicar o fato imediatamente ao CVE da Secretaria e colher materiais para exames.

Das oito unidades, três ficam na capital: Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto Emílio Ribas e Hospital São Paulo. No litoral a unidade de referência é o Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos. Já no interior há o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas de Campinas, Hospital Estadual de Bauru e Hospital de Base de São José do Rio Preto.

Os exames virológicos estão sendo realizados no Instituto Adolfo Lutz, órgão da Secretaria, uma das três referências nacionais para a identificação da influenza, que atende às normas de biossegurança necessária para a manipulação de vírus.