Nota de esclarecimento da Secretaria do Meio Ambiente sobre o Parque Tizo

A área destinada ao Parque Tizo foi criado pelo Decreto Estadual 50.597, de 27 de março de 2006

sex, 15/09/2006 - 20h52 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira 15 de setembro, a mídia em São Paulo veiculou matérias sobre o Parque Tizo, uma área de mata atlântica na zona Oeste da capital paulista. Sobre o assunto, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado esclarece:

– A área destinada ao Parque Tizo, criado pelo Decreto Estadual 50.597, de 27 de março de 2006, com cerca de 1,3 milhão de m², é parte de gleba maior pertencente à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, órgão vinculado à Secretaria da Habitação. As providências para a transferência da área da CDHU para a Secretaria do Meio Ambiente encontram-se em andamento.

– Os recursos para a proteção da área e início da implantação do parque foram alocados para a CDHU, que é o órgão responsável pelas contratações e aquisições necessárias. As providências para o cercamento da área encontram-se em andamento, com previsão de abertura da licitação em 9 de outubro próximo e conclusão da obra em seis meses após a assinatura do contrato, conforme informações fornecidas pela CDHU. A remoção de resíduos e entulhos no interior da área também será contratada pela CDHU.

– Ressaltamos que a área não se encontra abandonada, contando com uma empresa de vigilância contratada pela CDHU, que mantém oito vigilantes no período diurno e seis no noturno. A instalação da cerca deverá favorecer o controle da área.

– O plano diretor do parque encontra-se em fase final de elaboração sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente, com a participação de profissionais que vêm atuando de forma voluntária e de técnicos e pesquisadores do Sistema Estadual de Meio Ambiente.

– Durante o processo de elaboração do plano diretor foram realizadas diversas consultas à comunidade e às prefeituras envolvidas, para assegurar que o projeto do parque atenda aos anseios da comunidade, compatiblizando-os com as finalidades do parque.

– As providências para a constituição do Conselho de Orientação do parque, com a participação das prefeituras e da sociedade civil, encontram-se também em fase de finalização.

Sem mais,

Atenciosamente.

Secretaria do Meio Ambiente do Estado

Assessoria de Comunicação