Nota de Esclarecimento da Secretaria de Saneamento

Sobre as consequências das chuvas atípicas do dia 8 de dezembro na Região Metropolitana de São Paulo, em especial nas áreas do Jardim Pantanal, Jardim Romano, San Martinho e Novo […]

qui, 10/12/2009 - 17h13 | Do Portal do Governo

Sobre as consequências das chuvas atípicas do dia 8 de dezembro na Região Metropolitana de São Paulo, em especial nas áreas do Jardim Pantanal, Jardim Romano, San Martinho e Novo Horizonte, na Zona Leste, a Secretaria de Saneamento e Energia (SSE), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) esclarecem: 

Áreas inundadas: 
As 6 comportas da Barragem da Penha estão abertas, operando na capacidade máxima. Mesmo assim, a água em alguns trechos dessa região ainda não baixou porque é uma área de várzea. As áreas alagadas pertencem às várzeas do Rio Tietê, ou seja, são o espaço natural de amortecimento das cheias. Isso pode ser facilmente observado hoje nas áreas inundadas do Parque Ecológico do Tietê, onde a água também não baixou. 

Na terça-feira as chuvas na região acima da Barragem da Penha atingiram mais de 100 mm, num período de 18 horas. 

Em parte dessa área será construído o Parque Várzeas do Tietê. As famílias que vivem próximas ao rio e que hoje sofrem com as inundações serão removidas para novas habitações em locais adequados. 

O Parque Várzeas do Tietê, em construção desde julho (Núcleo Vila Jacuí), vai recuperar e preservar 75 km de várzeas do rio Tietê, da Barragem da Penha até Salesópolis. É uma obra complementar ao rebaixamento e ampliação da calha do Tietê no trecho do rio que corta a cidade de São Paulo, auxiliando também na contenção das águas e controle de enchentes. A partir do próximo ano deverão ser transferidas cerca de 2.600 famílias, hoje em áreas de várzeas desde a Chácara 3 Meninas até o Jardim Romano, para habitações nas proximidades. 

No Jardim Pantanal (Vila Jacuí e Vila Natal), o Governo do Estado investiu mais de R$ 41 milhões na construção de infraestrutura urbana completa – saneamento básico, drenagem, vias urbanas, transposição da linha férrea, áreas de lazer, etc. Este ano entregou também 564 unidades habitacionais na Vila Jacuí. No programa Cara Nova (pintura e fachadas), recuperou 265 unidades. No início de 2010, vai terminar a canalização do córrego Jacu. 

Abastecimento de água e coleta de esgotos:

A Sabesp vai distribuir hipoclorito (cloro) aos moradores que estão com o abastecimento de água comprometido. A distribuição do Hipoclorito será realizada pela equipe do Controle Sanitário da empresa, junto com os caminhões pipa, no CEU Três Pontes. Esta distribuição será feita com hipoclorito líquido. As equipes da Sabesp farão a distribuição e orientação de uso para a população. 

Três Caminhões-pipa da Sabesp estão distribuindo também água potável à população, no CEU Três Pontes (localizado na Rua Capachós, próximo a Rua André de Magalhães). A partir do momento em que os moradores tiverem água nas torneiras não precisarão adicionar o hipoclorito na água. Tão logo a água da chuva baixe, a Sabesp vai disponibilizar caminhões-pipa também para a limpeza das residências e ruas. Além disso, vai recolher os objetos que foram danificados pela enchente e descartados pela população. Algumas regiões estão sem o serviço de coleta de esgoto porque as chuvas alagaram as estações elevatórias que atendem o bairro. O sistema voltará a funcionar plenamente após o escoamento das águas. As estações elevatórias servem para encaminhar os esgotos coletados das casas, por meio das redes coletoras. Esses equipamentos são utilizados em locais com relevo plano, como é o bairro citado, onde o sistema coletor de esgotos não funciona normalmente por gravidade. 

Técnicos da Sabesp estão acompanhando a situação no local dia e noite e fazendo a manutenção necessária para restabelecer, o mais rápido possível, o funcionamento total do sistema, que vai depender do recuo das águas.