Nota de Esclarecimento à Imprensa

Em relação à matéria “Relatórios revelam segredos em dia de colapso no metrô”, publicada nesta quarta-feira,17, pelo jornal Folha de S. Paulo, o Metrô de São Paulo esclarece que: 1. Em […]

qua, 17/11/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Em relação à matéria “Relatórios revelam segredos em dia de colapso no metrô”, publicada nesta quarta-feira,17, pelo jornal Folha de S. Paulo, o Metrô de São Paulo esclarece que:

1. Em nenhum momento afirmou que uma blusa teria causado a paralisação da Linha 3-Vermelha e que tão pouco tenha sido um ato de sabotagem. Na ocasião, o Metrô informou que não houve falha técnica e que os empregados que atuaram na ocorrência constataram uma peça de vestuário em uma das portas do último carro do trem em questão. O Metrô avaliou que essa peça foi a responsável pela perda de indicação de porta fechadas, mas jamais a causa do colapso da linha.

2. O que causou a paralisação da linha foi a descida de usuários na via, ocorrida logo após a constatação da perda da sinalização das portas. Enquanto o sistema era restabelecido, o botão de emergência para abertura das portas foi acionado  no mesmo carro, porém no lado oposto, quase simultaneamente, fato não usual na operação. A presença de usuários na via exigiu que a Companhia desenergizasse a linha por medida de segurança.

3. O botão soco não foi acionado por conta da lotação. Trata-se de um dispositivo de segurança fixado na parede, protegido por uma tampa que deve ser quebrada em caso de emergência. Tanto é assim, que não há registro de acionamento involuntário,

4. Até o momento, não recebeu laudo algum sobre o assunto. As autoridades responsáveis pela investigação devem ser consultadas acerca do eventual laudo elaborado pelo Instituto de Criminalística. A Companhia ressalta que não é possível tirar conclusões definitivas a partir da análise parcial feita com base em trechos de relatórios, fora do contexto.

5. Para atender a demanda crescente do transporte metro-ferroviário e melhorar o sistema como um todo, diversas ações foram implementadas. No caso da Linha 3-Vermelha, que diariamente transporta cerca de 1,5 milhão de pessoas, foram comprados dez novos trens, além da reforma de 47 composições, em andamento. Também será implantado o CBTC, o mais moderno sistema de sinalização, que permitirá a circulação de mais trens, aumentando a oferta de lugares, e a consequente redução do intervalo. Outra ação importante é o projeto da Linha 15-Branca (Tiquatira-Vila Prudente) que redistribuirá o fluxo de passageiros, descongestionando a Linha 3-Vermelha.

Do Metrô