Nota à Imprensa: Gripe A H1N1

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que não há qualquer caso no Estado de São Paulo, até o presente momento, de pacientes com A H1N1. Na noite deste sábado, […]

seg, 27/04/2009 - 9h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que não há qualquer caso no Estado de São Paulo, até o presente momento, de pacientes com A H1N1.

Na noite deste sábado, 25 de abril, deu entrada no Instituto Emílio Ribas um homem de 24 anos, morador do município de Osasco, com quadro de tosse e dores no corpo. Ele relatou que regressou do México no dia 16 de abril. Seu quadro clínico não cumpre os critérios do Ministério da Saúde para a definição de caso suspeito de gripe suína, uma vez que ele não apresenta febre.

Por absoluta precaução, o paciente, que está consciente e tem bom estado geral, foi internado para esclarecimento de seu diagnóstico, com suspeita dengue. Amostras de sangue e secreção nasal serão encaminhadas para análise do Instituto Adolfo Lutz.

Neste domingo, 27 de abril, uma mulher que esteve no México entre os dias 12 e 21 e também passou pelos Estados Unidos, procurou o serviço da Anvisa no Aeroporto de Congonhas com sintomas de tosse. Ela foi encaminhada para o hospital Emílio Ribas para avaliação, e a principal suspeita é de que a paciente tenha sinusite. Como ela não apresenta febre, também não cumpre definição de caso suspeito de gripe suína, conforme os critérios do Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que a rede de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo está em alerta por conta dos casos registrados no México e nos Estados Unidos. Por causa disso é natural que haja uma atenção maior, mesmo em relação a casos não suspeitos.

Não existe, até o momento, qualquer evidência de circulação do agente causador da gripe A H1N1 no Estado de São Paulo.

Da Secretaria da Saúde