Nossa Caixa usa sistema pioneiro de processamento de dados

Sistema permite que as operações sejam processadas e armazenadas em dois lugares fisicamente distantes

ter, 10/03/2009 - 16h08 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa é o primeiro banco do hemisfério sul a implantar o GDPS (Processamento Paralelo em Locais Geograficamente Distantes, na sigla em inglês), sistema que processa, simultaneamente, todos os dados da instituição em dois locais fisicamente separados. A tecnologia garante o armazenamento e a continuidade do funcionamento de todos os canais de atendimento e de negócios do banco, ainda que a operação de um dos equipamentos responsáveis por essas funções seja interrompida por um blecaute ou incêndio, por exemplo. O banco investiu R$ 80 milhões no projeto, que levou quatro anos desde a concepção até a implantação.

Ao implantar o GDPS, sistema largamente utilizado nos Estados Unidos e Europa, a Nossa Caixa demonstra o zelo que tem por seus negócios e clientes. O GDPS é composto por um sistema que sincroniza dois ambientes de processamento – chamados de primeiro e segundo site –, cada um deles formado por servidores, computadores, discos de armazenamento, entre outros equipamentos de segurança da informação. Os dados das operações realizadas em toda a rede de agências e nos demais canais de atendimento da Nossa Caixa são transferidos para os dois sites, automaticamente, por meio de radiofrequência ou fibra ótica, dependendo da localização.

Esse procedimento garante maior segurança ao armazenamento das informações, já que, diante de um eventual problema em um dos sites, o outro site garante a integridade dos dados, além da rapidez na reativação dos negócios.

Serviços on-line – como saques e pagamentos feitos nos terminais de autoatendimento ou em agências – são restabelecidos em, no máximo, 15 minutos. Já os serviços batch – aqueles efetivados fora do horário comercial, como pagamentos agendados e DOCs – são retomados no período máximo de duas horas.

Os dois sites da infraestrutura de GDPS estão, por ora, instalados em um mesmo endereço. Em julho, o segundo site será transferido para um novo local. A conexão entre os dois sites se dará exclusivamente por cabos de fibra ótica.

Do Banco Nossa Caixa