Nossa Caixa reinaugura agência matriz no próximo dia 29

Após oito meses em reforma, unidade reabre modernizada e com espaços mais amplos

sáb, 27/09/2008 - 9h40 | Do Portal do Governo

A agência matriz do Banco Nossa Caixa ― localizada desde 1956 na Rua XV de Novembro, 111, no centro de São Paulo ― será reinaugurada na próxima segunda-feira, 29 de setembro. Após oito meses em reforma, a unidade reabrirá ao público com instalações mais amplas, modernas e confortáveis. O projeto é assinado pelo arquiteto Paulo Yokomizo em conjunto com a área técnica do banco. O investimento foi de R$ 1,9 milhão.

Os três pisos da unidade somam 1.476 m². A área de atendimento foi ampliada em 80,3 m², de forma a oferecer maior conforto aos clientes. Além da entrada principal pela Rua XV de Novembro, a agência volta a ter acesso pela Rua Álvares Penteado, 70. As reformulações incluíram ainda a revisão das instalações hidráulicas e a substituição de todo sistema elétrico e de iluminação, assim como da rede de telemática (telefonia e informática).

Com 38 mil clientes, a agência matriz é a unidade da Nossa Caixa que concentra o maior número de transações. Para atender à demanda, o espaço está equipado com 11 terminais de auto-atendimento, 24 guichês de caixa e uma equipe composta por 54 funcionários.

A unidade está adaptada para receber clientes e funcionários portadores de necessidades especiais. Todos os terminais de auto-atendimento são acessíveis aos cadeirantes e adaptados para o uso de deficientes visuais. A agência oferece ainda pisos táteis e banheiros adaptados de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O projeto ainda levou em conta conceitos de sustentabilidade e eficiência energética. O sistema de iluminação, por exemplo, utiliza luminárias de alto rendimento com lâmpadas de menor consumo e alta luminosidade. O sistema de ar condicionado, por sua vez, é do tipo água gelada com condensação a ar e foi projetado para produzir com alta eficiência e baixo consumo de água e energia. O ar-condicionado também utiliza gás refrigerante ecológico em vez de dos poluentes CFCs (clorofluorcarbonados).

Obras de arte

Com a reinauguração da agência, três obras do pintor e escultor italiano Gaetano Miani, localizadas na unidade, estarão novamente abertas à visitação do público. Os três painéis são: “A Conquista Tomada do Tosão de Ouro”, um afresco de 2,67 x 8,30 metros; “Bandeirantes”, pintura em cerâmica azul e ouro de 4 x 4 metros; e “Riquezas do Brasil”, pintura em esmalte sobre cobre composta por seis figuras, cada uma com 1x 0,8 metros.

As obras foram criadas entre os anos de 1951 e 1954, período em que o edifício ainda pertencia ao “Instituto Brasileiro do Café”. Em 1956, a Nossa Caixa, à época chamada de Caixa Econômica do Estado, adquiriu parte do prédio e, desde então, os painéis do artista italiano passaram a compor o acervo histórico e cultural do banco. Em janeiro de 2004, as obras foram restauradas pelo próprio Miani, que viajou de Roma, cidade em que vive, à São Paulo para realizar o trabalho.

Rede de atendimento

O Banco Nossa Caixa conta hoje com 559 agências, 386 Posto de Atendimento Bancário (PAB´s), mais de 3.700 terminais localizados em cerca de 1.200 pontos de auto-atendimento, além de 1.187 correspondentes Nossa Caixa – locais em que é possível fazer saques (inclusive de benefícios sociais do estado de São Paulo), depósitos, pagamento de fichas de compensação e de contas de consumo de serviço público.

O banco ainda está interligado à Rede Verde-Amarela (RVA), que conta com mais de 10 mil pontos; à rede compartilhada, com aproximadamente 30 mil pontos; e ao Banco24Horas, com mais de 4.800 pontos de atendimento.

Além das agências, o Banco Nossa Caixa oferece outros canais de atendimento a seus clientes, como o Net Banking e Net Exclusivo, com acesso pelo site do banco, e a Central de Atendimento pelos telefones (11) 4004-2151 para a capital e regiões metropolitanas ou 0800-709-0151 para as demais cidades. Nesses canais, entre outros inúmeros serviços, é possível fazer consultas de saldos e extratos, cancelamento de cartões, recarga de celular, desbloqueio de talões de cheque e, quando o cliente tem senha específica cadastrada nas agências, agendar pagamentos de contas e realizar operações financeiras, como transferências para outros bancos.

Clientes que tiverem celulares com Wap 2.0 também podem fazer consultas e outras operações por meio de telefones celulares. Para utilizá-los, é preciso acessar o endereço wap.nossacaixa.com.br no navegador Wap do celular.

Do Banco Nossa Caixa

(I.P.)