Nossa Caixa recebe certificação para o Sistema de Gestão de Continuidade e Negócios do SPB

Banco é a primeira instituição financeira no mundo a conseguir o certificado BS 25999

dom, 23/03/2008 - 18h54 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa foi certificado pela norma internacional BS 25999-2:2007 por sua capacidade de gerenciar a continuidade de seus negócios no Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). A certificação foi concedida pela British Standard Institution (BSI), que também realizou a auditoria, orientada por padrões internacionais de excelência. A Nossa Caixa é o primeiro banco do mundo a conseguir essa certificação.

Para Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Nossa Caixa, a certificação é um reconhecimento à preocupação do banco com a segurança de suas transações financeiras. “O selo demonstra que estamos alinhados às melhores e mais modernas práticas adotadas pelo mercado”, afirma. “Com isso, agregamos novas vantagens competitivas para atrair e assegurar clientes”.

A certificação atesta que o Banco Nossa Caixa está preparado para manter as atividades do SPB em casos de interrupções originadas por falhas internas ou por adversidades, como inundações, desastres, atentados e terrorismo. Com isso, o banco assegura a confiabilidade de seus processos e a integridade do serviço de SPB a qualquer tempo.

O plano foi elaborado pela área de Tecnologia da Informação do banco a partir da análise dos riscos de interrupção no SPB e seus impactos nos negócios. Todos os procedimentos estipulados foram submetidos a testes de confiabilidade e, agora, devem ser refeitos a cada seis meses. Os ambientes do SPB da Nossa Caixa – produção, homologação e contingência – funcionam 24 horas por dia, em sistema de disponibilidade total, durante os sete dias da semana.

A norma britânica BS 25999 foi criada pela BSI em 2006 e, cerca de um ano depois – em outubro de 2007 – foi publicada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o nome ABNT NBR 15999-1. “Somos pioneiros e referência na implantação desse sistema”, afirma Milton Luiz de Melo Santos.

SPB

Implantado em abril de 2002, o SPB introduziu o Brasil ao seleto grupo de países em que as transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional. O SPB é responsável pela liquidação dessas operações no país e, por isso, os custos de uma interrupção em seus processos são incalculáveis. O Banco Central monitora e participa do sistema.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é um dos principais benefícios do SPB para os clientes pessoa física e jurídica. Por meio desse serviço, é possível fazer transferências interbancárias no mesmo dia, desde que haja efetiva disponibilidade de recursos na conta do remetente. Depois de iniciada, a transação não pode ser cancelada.

Em 2002, a Nossa Caixa realizou aproximadamente 119 mil operações de TED. Em 2007, foram mais de 1,7 milhão de operações desse tipo, número que corresponde a quase 3% do total de TED´s realizadas pelo mercado.

Mais sobre a Nossa Caixa

Desde sua fundação, em 1917, o banco vem acompanhando a evolução do sistema financeiro nacional. Nos últimos três anos, intensificou seu processo de modernização. Em 2005, abriu o capital e tornou-se a primeira instituição a fazer parte do Novo Mercado da Bovespa. Desde então, inaugurou mais de cem unidades de atendimento, realizou concurso para a contratação de funcionários, investiu em tecnologia da informação e no lançamento de novos produtos.

Neste ano, a marca do Banco Nossa Caixa foi avaliada em US$ 404 milhões e está listada na quinta colocação entre as instituições financeiras brasileiras, segundo a edição 2007 da “Global 500 Financial Brands Index”, publicação que seleciona as 500 mais importantes marcas e serviços financeiros do mundo. No ranking mundial, a Nossa Caixa ocupa a 221ª colocação.

Agente financeiro exclusivo do estado de São Paulo está presente em todos os 645 municípios do estado, além de Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Curitiba e Londrina (PR), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro e no Distrito Federal. O banco é o terceiro maior banco público do país e a quinta instituição financeira em depósitos de poupança.

Do Banco Nossa Ciaxa

C.M.