Nossa Caixa implanta sistema para prevenção de fraudes

Serviço analisa perfil do cliente e bloqueia a realização de transações fraudulentas

ter, 17/06/2008 - 19h34 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa iniciou a implantação de um novo sistema de gerenciamento para prevenir fraudes eletrônicas. A solução, denominada “Projeto de prevenção e detecção de fraudes eletrônicas e correlação de eventos”, foi desenvolvida com tecnologia de ponta pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e inclui a instalação de softwares, a reorganização de processos e a utilização de redes neurais – unidades de processamento interligadas que recebem e enviam sinais eletronicamente.

O novo sistema monitora o comportamento dos usuários de cartões de débito e de internet banking da Nossa Caixa. O acompanhamento identifica o perfil do cliente e, a partir dessas informações, reconhece as operações que se afastem do padrão comumente utilizado pelo correntista e que, portanto, podem apresentar indícios de fraudes. Ao identificar, por exemplo, eventual tentativa de golpe, o sistema adota medidas capazes de impedir a realização da transação em curso. Nesses casos, um dos possíveis procedimentos é solicitar ao usuário dados pessoais conhecidos apenas pelo correntista. Em caso de constatação da fraude, o sistema pode inibir a realização de novas transações até que o problema seja sanado.

“O novo serviço irá ampliar a proteção ao cliente, proporcionando ainda mais segurança nas transações bancárias”, afirma José Waldir Carvalho, gerente da divisão de Segurança de Tecnologia da Informação do Banco Nossa Caixa.

Neste primeiro momento, o foco é a prevenção contra fraudes em internet banking e cartões de débito. Paulatinamente, o projeto será expandido para outros canais.

Do Banco Nossa Caixa

(M.C.)