Nossa Caixa forma nova turma de 26 jovens aprendizes

Desde 2003, 425 jovens já passaram pelo banco, 272 permanecem na ativa e, até outubro, mais 100 serão contratados

seg, 03/09/2007 - 15h11 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa realizou nesta segunda-feira, 3, a cerimônia de formatura de 26 jovens do programa Nosso Jovem Aprendiz. O projeto tem por objetivo oferecer a oportunidade do primeiro emprego a jovens de baixa renda com idade entre 14 e 24 anos. Os formandos receberão os certificados das mãos do presidente da Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos. A iniciativa é parte do conjunto de ações socialmente responsáveis da instituição e visa preparar o adolescente para o mercado de trabalho. Desde a implantação do projeto, em 2003, 425 jovens já passaram pelo banco e 272 estão na ativa. A partir de setembro, 26 novos aprendizes substituirão os formandos e outros 80 jovens também serão contratados por meio do programa até outubro.

A formatura acontecerá no auditório Mário Covas, na sede administrativa da Nossa Caixa em São Paulo. Segundo Martha Cecília de Souza Ribeiro Zornoff, gerente da Divisão de Operações de Gestão de Pessoas do banco, os 26 formandos do programa Nosso Jovem Aprendiz trabalharam em setores administrativos da Nossa Caixa desde 2005. “Agora eles poderão ingressar no mercado de trabalho com maiores perspectivas de sucesso na carreira, graças ao aprendizado adquirido no banco”, destaca.

No programa “Nosso Jovem Aprendiz”, os participantes têm contrato de dois anos, são registrados, recebem um certificado no final do período de contratação e têm direito a um salário mínimo proporcional à jornada de trabalho de cinco horas diárias, vale transporte, auxílio refeição, contribuição ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e férias.

O programa é composto por uma parte teórica com cursos de qualificação profissional e outra prática, em que o jovem realiza trabalhos em departamentos da Nossa Caixa e é orientado por funcionários experientes do banco. Qualidade no atendimento, sistema financeiro, informática, trabalho em equipe, legislação trabalhista, ética e cidadania, noções de crédito, sistema de pagamentos brasileiro, são temas que compõem a grade dos cursos. Na cidade de São Paulo, os aprendizes passam uma semana do mês em treinamento e três semanas em atividades práticas. No interior, o treinamento costuma acontecer duas vezes por semana e o aprendiz passa três horas no banco e duas em curso, de acordo com o cronograma de cada cidade.

Em São Paulo, a contratação dos aprendizes pela Nossa Caixa é intermediada pela Associação de Ensino Social Profissionalizante (ESPRO). A entidade faz a seleção dos jovens e fornece a eles treinamento profissional.

O Banco Nossa Caixa foi uma das primeiras instituições financeiras a implantar esse programa. Começou com um projeto piloto que envolveu 25 jovens em setembro de 2003. A experiência foi tão boa que o banco ampliou a contratação de aprendizes e chegou aos atuais 272 jovens – 112 estão localizados na capital e o restante no interior.

Dos jovens que participaram da primeira turma, muitos foram contratados posteriormente como estagiários depois de se tornarem universitários. “Graças ao programa, os jovens percebem a importância do estudo e buscam o ensino superior e perspectivas de melhor qualidade de vida”, observa Martha.

Amparo legal

A contratação de aprendizes está amparada na lei 10.097, de 19/12/2000, conhecida como “Lei do Aprendiz”. Essa lei permite às empresas contratar jovens e treiná-los para o mercado de trabalho. Entre 2003 e 2006 vigoraram normas para a contratação de aprendizes no setor bancário definidas em um convênio entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As mesmas instituições assinaram em 6 de julho um  termo de cooperação técnica. Por esse novo acordo, a Nossa Caixa deverá chegar a 521 aprendizes até julho de 2008.

Serviço

Para fazer parte do programa Nosso Jovem Aprendiz é necessário entrar em contato com a Espro pelo site www.espro.org.br .

Da Nossa Caixa

(I.P.)