Nossa Caixa financiará laptop para professores

Compra pode ser parcelada em até 24 meses; os juros e IOF são subsidiados pelo governo

qui, 16/10/2008 - 12h24 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa será o agente financeiro do “Programa Computador do Professor”, desenvolvido em parceria com as Secretarias da Fazenda e da Educação com o objetivo de facilitar a compra de computadores portáteis aos professores da rede estadual de ensino.

O programa foi anunciado na quarta-feira, 15, pelo governador José Serra, em cerimônia realizada no Palácio do Governo em comemoração ao Dia do Professor.

Por meio do programa, 141 mil professores efetivos da rede estadual de ensino e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) poderão financiar computadores portáteis sem juros e IOF (imposto sobre operações financeiras) em até 24 meses.

O financiamento será feito por uma linha de crédito a ser aberta pela Nossa Caixa, com juros e IOF subsidiados pelo governo do estado. Estima-se que o custo de cada notebook, com o pacote Office e softwares pedagógicos a serem definidos por especialistas da Secretaria de Educação, ficará em torno de R$ 1.500,00, enquanto o preço de varejo de equipamentos idênticos é de cerca de R$ 2.500,00.

A diferença se justifica pelo fato de que os produtos serão adquiridos por meio de pregão do tipo menor preço.O financiamento será concedido sob consignação, ou seja, as parcelas serão descontadas diretamente do holerite dos servidores.

A aprovação do crédito está condicionada à análise de risco a ser realizada pela Nossa Caixa e à existência de margem consignável por parte do servidor que pretende obter o financiamento.

Etapas

Os interessados em adquirir os computadores deverão se inscrever em até 15 dias no site www.professor.sp.gov.br. No endereço, será possível conferir as especificações dos equipamentos disponibilizados pelo programa. Ao final do processo, os docentes que tiverem o crédito aprovado receberão um número de protocolo para darem início ao processo de financiamento.

A Secretaria da Educação enviará à Nossa Caixa a relação de servidores que manifestarem interesse em adquirir os equipamentos e que estão aptos a comprá-los. A Fazenda, por sua vez, informará ao banco a margem de consignação dos candidatos a financiamento, considerando os termos estabelecidos por lei.

A Nossa Caixa será responsável pela concessão do crédito e pela gestão financeira do programa.

Da Nossa Caixa