Nossa Caixa economiza 86 mil quilos de papel em seis meses

Atualmente, 27% das impressões do banco são feitas em frente e verso

sex, 23/05/2008 - 16h24 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa economizou 86 mil quilos de papel em seis meses. O volume corresponde a 9,2 milhões de folhas do formato A4. A economia poupou o corte de 1.721 árvores — cálculo que considera eucaliptos de 7 a 8 anos, com média de 30 cm de diâmetro e 18 metros de altura. O resultado é fruto da parceria entre as áreas de Tecnologia da Informação –que adotou sistema que permite o controle das impressões realizadas — e de Gestão Ambiental – responsável pela implantação de práticas ecologicamente sustentáveis no banco.

Para estimular o uso racional de papel, a área de Gestão Ambiental iniciou em setembro campanha voltada aos funcionários com o objetivo de estimular o uso do sistema duplex nas impressões, ou seja, frente e verso. À época, apenas 3,6% das impressões eram feitas nesse formato. Com a campanha, esse percentual subiu para 27% em março deste ano. A expectativa é de que esse número alcance 35% até o final do ano.

As campanhas são elaboradas com o apoio do software de gestão GPRINT, ferramenta que permite aos gestores verificar os arquivos impressos e a demanda de papel de cada área. O software também permite o acompanhamento da quantidade de folhas utilizadas e da real necessidade das impressões solicitadas, já que muitos documentos poderiam ser visualizados apenas na tela do computador.

O software passou a ser utilizado em 2005, ano em que o banco terceirizou seu parque de impressões e contratou a CTIS Tecnologia S/A, empresa que passou a ser responsável por toda a rede de impressão da Nossa Caixa. A iniciativa permitiu ao banco otimizar recursos, reduzir custos diretos e indiretos, aperfeiçoar a logística e o suporte ao usuário e melhorar a manutenção dos equipamentos de impressão.

Consciência ambiental

A preocupação com o meio ambiente não é recente na Nossa Caixa. Desde 2003, o banco investe em programas socioambientais. Em setembro do último ano, o edifício Altino Arantes, localizado no Centro de São Paulo, recebeu o selo ISO 14001. Entre as ações adotadas, estão: coleta seletiva de resíduos sólidos para reciclagem em todos os prédios da administração central em São Paulo; programa de coleta de lâmpadas fluorescentes, com descontaminação do mercúrio e reaproveitamento de seus componentes na fabricação de novos produtos; incorporação do uso de papel reciclado na impressão de documentos; edição e distribuição de mais de 200 mil folders educativos; programa de monitoramento e controle da qualidade do ar interno e programa de prevenção de riscos ambientais.

 

Do Banco Nossa Caixa

(I.P.)