Nossa Caixa é a primeira instituição financeira a receber o selo “Ambiente Livre de Tabaco”

Desde o dia 07 de agosto é proibido fumar em qualquer dependência da instituição

qui, 28/08/2008 - 21h14 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa conquistou o selo estadual “Ambiente Livre de Tabaco”, lançado pelo governo do estado de São Paulo em 2007 para reconhecer as empresas que vetaram o cigarro em suas dependências. A cerimônia de entrega do selo ocorreu na tarde de hoje, 28 de agosto, no Instituto do Câncer, em São Paulo.

Desde 07 de agosto, é proibido fumar cigarros, charutos, cachimbos ou similares em salas, corredores, escadas, saguão de entrada e áreas externas da Nossa Caixa, em raio de 15 metros. A extinção de locais conhecidos como fumódromos dos edifícios é uma das exigências para a conquista do selo.

A iniciativa visa à preservação da saúde e da qualidade de vida dos funcionários e reforça as políticas de responsabilidade social e ambiental adotadas pelo banco. As normas são válidas para todas as pessoas que ocupam os recintos da instituição: funcionários, estagiários, prestadores de serviços, consultores e visitantes.

Funcionários que estejam efetivamente dispostos a parar de fumar contarão com o apoio da Divisão de Suporte e Saúde Ocupacional do banco para abandonar o vício. “Avaliaremos cada caso e, dependendo do nível de dependência do funcionário e de sua condição financeira, poderemos até custear parte da medicação indicada pelo médico”, afirma Nelson Ramos, engenheiro e coordenador de Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional da Nossa Caixa.

De acordo com pesquisa por amostragem realizada pelo banco no Edifício Altino Arantes — sede administrativa da Nossa Caixa, localizado no centro da cidade de São Paulo — 6,7% dos 950 funcionários do prédio são fumantes.

A proibição atende à lei estadual 13.016, de 19 de maio de 2008, que veta o fumo em áreas internas de escolas, instituições de ensino, hospitais, clínicas de saúde, repartições públicas das três esferas de governo, bancos e estabelecimentos de crédito. Desde o ano passado, quando o selo foi lançado, 23 empresas receberam o selo “Ambiente Livre Tabaco”, entre elas Sabesp, Cetesb, Hospital das Clínicas, Johnson & Johnson e Phillips.

Do Banco Nossa Caixa

(M.C.)