Nossa Caixa anuncia sistema de proteção contra fraudes na rede

Inteligência artificial identifica e impede transações suspeitas em cartão de débito e NetBanking

qui, 05/03/2009 - 8h53 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa colocou em funcionamento novo sistema de prevenção a transações financeiras fraudulentas. O programa integra redes neurais (sistemas de informática que simulam o funcionamento de neurônios) e informações de operações realizadas por meio de cartão de débito e do NetBanking.

Um cérebro eletrônico interage com ampla base de informações, entre as quais os tipos de transações e locais comumente usados pelos clientes. O monitoramento ininterrupto das informações age como filtro ultrassensível, capaz de reconhecer e evitar operações com indícios de fraude. No mercado bancário, a detecção e prevenção de fraudes são usuais em transações feitas por meio de cartão de crédito.

A solução beneficiará cerca de 2,5 milhões de clientes que usam frequentemente o cartão de débito e cerca de 500 mil usuários do NetBanking da Nossa Caixa. O banco investiu R$ 20 milhões no projeto. 

Perfil do usuário – A “inteligência artificial” constroi o perfil do usuário a partir do reconhecimento das transações mais comuns e dos valores normalmente movimentados através de cartão de débito. Considera, também, os endereços frequentes dos canais mais utilizados. O cruzamento de todos esses dados permite que o cérebro eletrônico “estude” os padrões comportamentais das operações de cada cliente. Transações suspeitas são identificadas e brecadas, em tempo real.

Ao detectar possível fraude, o sistema pode, por exemplo, solicitar informações pessoais ao cliente. Se os indícios de violação forem procedentes, a transação será bloqueada.

Além de gerenciar riscos, o sistema contribuirá para que a instituição financeira personalize ainda mais o atendimento aos correntistas. O refinamento das informações cruzadas e armazenadas permitirá ao programa avaliar, por exemplo, a necessidade de solicitar ou não ao cliente informações em algumas operações pontuais feitas por meio de cartão de débito e/ou NetBanking

Da NossaCaixa, com Agência Imprensa Oficial