Noroeste de São Paulo terá Floresta Estadual

O local, que fica entre os municípios de São José do Rio Preto e Mirassol, já conta com 106 mil árvores e 120 espécies de fauna.

qui, 19/06/2014 - 16h33 | Do Portal do Governo

Conforme decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, 18, será transferido 248 hectares do antigo Instituto Penal Agrícola para o Instituto Florestal para a criação da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, que será uma unidade de conservação de uso sustentável. “Essa área servirá também para pesquisa e ensino de manejo de áreas sustentáveis, além de ser um pulmão verde para a região”, explicou Alckmin.

Com a medida, as cidades de São José do Rio Preto e de Mirassol vão ganhar área verde de cerca de 500 hectares e os municípios passam dos atuais 7m² de área verde por habitante para 14 m²/habitante, índice superior aos 12m²/habitante recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Floresta Estadual do Noroeste Paulista já nasce cerca de 500 hectares, sendo 168 pertencentes à Estação Ecológica do Noroeste Paulista, 131 hectares de responsabilidade do Instituto Florestal (IF) e os 248 hectares, agora do IF.

A nova unidade de conservação de uso sustentável vai desenvolver atividades de experimentação e pesquisa, voltadas à recuperação ambiental de áreas alteradas, além de produção de sementes e difusão de tecnologia.

Também será implantada área de visitação pública e lazer, programa de educação ambiental e novas estruturas de apoio administrativas e de operação serão construídos com recursos de compensação ambiental. O prazo previsto para término da infraestrutura é de até quatro anos.

Do Portal do Governo do Estado