No Projeto Centopéia, alunos de Catanduva leram mais de 58 mil livros em 2010

Estimulando a leitura e, em 2010 programa envolveu 7 mil alunos, incluindo portadores de deficiência visual e estudantes dos CELs

dom, 28/11/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Incentivar a leitura e desafiar cada aluno a ler no mínimo dez livros por ano. Esse é o objetivo do Projeto Centopéia, desenvolvido desde 2008 pela Diretoria de Ensino Região de Catanduva e que abrange 22 escolas de 10 municípios. E este ano, os alunos envolvidos no programa já superaram os dados de 2009: já leram 58 mil livros. Atualmente, participam do projeto 7 mil alunos de 5ª e 8ª séries/ 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo portadores de deficiência visual e alunos dos CELs.

Implementado em 2007, o projeto consiste em, todo início de ano, a DE selecionar e enviar às escolas listas com sugestões de livros adequados a cada uma das séries. Além das listas, os alunos podem escolher outros livros que os interessem. A partir daí, os professores de Língua Portuguesa e de Arte confeccionam cartazes por séries com os nomes dos alunos e, à medida em que cada um lê um livro, ganha uma parte do corpo de uma centopéia, para colar em seu cartaz. Numa espécie de competição sadia, os alunos são estimulados a ler mais e os resultados surpreendem: este ano, os melhores leitores foram classificados em um ranking e ultrapassaram a marca dos 130 livros. No topo da lista aparece Guilherme Augusto Lopes, do município de Catiguá, que já leu 261 volumes somente este ano.

Para Maria Aparecida Cheruti Frare, dirigente regional de ensino da DE – Região Catanduva, o projeto gerou uma verdadeira efervescência pelo gosto literário. “Os alunos, estimulados pelo projeto, espontaneamente buscam a sala de leitura, escolhem livros, trocam livros e idéias entre si e também com os educadores de suas escolas”, explica. Além de colaborar com o desenvolvimento educacional e cultural dos estudantes, o projeto tem sido bem sucedido no que diz respeito aos próprios objetivos iniciais propostos: todos os anos a meta tem sido superada e muitos alunos chegaram a ler até 300 livros. Este ano, 11 escolas já ultrapassaram a meta antes mesmo de 2010 acabar. 

“É importante ressaltar que os alunos desta Diretoria estão cada vez mais adquirindo o gosto pela leitura, fator que, ao lado do currículo implantado pelo Estado de São Paulo e do bom trabalho pedagógico desenvolvido nas salas de aula, é responsável pelo índice de cumprimento de nossas metas: temos 8.1 de índice no Idesp, o que nos coloca entre as melhores do Estado”, destaca Maria Aparecida.

O reconhecimento do projeto não fica somente na esfera escolar. O escritor Pedro Bandeira, ciente do projeto realizado pela DE, enviou um comunicado parabenizando pela iniciativa e fazendo questão de destacar a importância de ações como a desenvolvida em Catanduva. “Este é um projeto que deveria ser estendido para todo o Brasil. Por que não viajar pelo país treinando outras professoras de modo que o método vitorioso possa ser usufruído por todas as nossas crianças e jovens?”, sugeriu Bandeira, em carta.

Acima da média

Segundo um levantamento divulgado pelo Instituto Pró-Livro, os brasileiros leem em média 1,3 livro por ano. Incluindo obras didáticas e pedagógicas, a média sobre para 4,7. Entre os alunos do projeto Centopéia, portanto, a realidade é bem diferente: em 2009 três alunas conseguiram chegar à marca de 300 livros lidos este ano, cada uma. Outros seis alunos superaram a marca de 200 livros e 13 ultrapassaram os 100 livros. Até agora, em 2010, dez alunos superaram os 120 livros e o primeiro colocado leu 261 volumes.

O Projeto conta ainda com a participação de alunos com deficiência visual (cegos ou com baixa visão), que leem livros em braile ou leitura ampliada e também com alunos do Centro de Estudos de Línguas (CEL), que leem publicações em espanhol (Proyeto Ciempiés).

Da Secretaria da Educação