No Palácio dos Bandeirantes, Lula e Serra recebem o papa Bento XVI

O papa chegou ao Palácio às 10h55, acompanhado do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone

qui, 10/05/2007 - 12h42 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e a primeira-dama Monica Serra receberam o presidente Lula e dona Marisa às 10h23 no Palácio dos Bandeirantes. Na mesma hora, no Largo de São Bento, o Papa Bento XVI emocionava os fiéis ao fazer uma aparição inesperada e abençoar os presentes. Logo em seguida, o pontífice deixou o Mosteiro de São Bento em direção ao Palácio dos Bandeirantes, para encontro com o presidente da República e o governador do Estado.

O trajeto do centro da capital até o Morumbi, onde fica a sede do executivo estadual, foi feito em automóvel blindado, acompanhado por batedores do Exército e da Polícia Federal, além de quatro helicópteros das Forças Armadas e da Polícia Militar paulista.

Bento XVI chegou ao Palácio dos Bandeirantes às 10h55. Veio  acompanhado do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e do núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, representante do Santo Padre no Brasil, e comitiva de quarenta pessoas. Foi recebido na entrada do Palácio pelo governador José Serra e a primeira-dama Monica Serra.

O governador declarou que é uma honra para o governo do estado e para o povo paulista receber o pontífice. Ele adiantou que terá audiência com o papa no mosteiro hoje à tarde, ocasião em que apresentará carta pessoal solicitando apressar o processo de beatificação de irmã Dulce.

No Salão de Despachos,  o papa teve um encontro reservado com o presidente Lula e dona Marisa. Trataram de programas sociais do governo federal.

Enquanto aguardavam a chegada do pontífice romano, Lula e Serra visitaram a exposição de arte sacra, que reúne objetos dos séculos XVI ao XX.

No interior do Palácio dos Bandeirantes, Bento XVI abençoou o neto do governador paulista, Antônio, de quatro anos, filho de Verônica Serra, e Asthar, neto do presidente Lula.

Às 11h45, houve troca de presentes. O governador e dona Monica lhe ofereceram uma Bíblia ilustrada e o presidente e dona Marisa um quadro do pintor brasileiro Roberto Camasmie. Bento XVI ofereceu  rosários católicos aos presentes.

Em seguida, o governador Serra ciceroneou o papa em visita à exposição de arte sacra. Às 11h50, o presidente Lula lhe ofertou um exemplar do selo comemorativo de sua presença no Brasil. Deste selo foi feita uma tiragem de mais de dois milhões, com valor de face de R$ 0,90.

Germanicamente, como estava programado, às 11h55, o sumo pontífice deixou o Palácio dos Bandeirantes de volta ao Mosteiro de São Bento, onde terá reunião com representantes de diversas religiões.

Leia também:

Mosteiro de São Bento vira ponto de vigília de fiéis