No mês de férias escolares, estações oferecem atrações culturais

Destaque para as exposições e eventos em homenagem ao aniversário da cidade São Paulo

qua, 14/01/2009 - 20h35 | Do Portal do Governo

Durante o mês de janeiro, período de férias escolares, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) oferece aos usuários as mais variadas atrações culturais. Destaque para as exposições e eventos em homenagem ao aniversário da cidade São Paulo, comemorado no dia 25. Confira a programação:

Exposições

II Salão da Paisagem Paulistana

A CPTM, em parceria com a APBA (Associação Paulista de Belas Artes), exibe uma exposição que reunirá 22 obras entre desenhos, pinturas e xilogravuras, retratando algumas das paisagens mais conhecidas de São Paulo, como a Ponte Estaiada, Parque do Ibirapuera entre outros.
Data: de 15 a 30 de janeiro
Local: Espaço Cultural CPTM (Estação Brás)

Retratando São Paulo

Com o projeto Imagem, jovens de 7 a 17 anos, do ITS – Instituto do Terceiro Setor  (organização não governamental), lançam seu olhar fotográfico sobre a cidade de São Paulo. São garotos e garotas de Paraisópolis, no bairro do Morumbi, e do Jardim Nazaré, da cidade de Suzano. Os alunos do instituto antes de exibirem o resultado final da exposição, passaram por aulas teóricas e práticas com fotógrafos profissionais, para desenvolverem a técnica na montagem dos painéis. 
Data: de 15 a 30 de janeiro
Local: Espaço Cultural CPTM (Estação Brás)

Arigatô, Japão

A escola de moda Sigbol Fashion apresenta a exposição Arigatô Fashion. Contando com a participação de 51 estudantes de origem japonesa, a mostra é formada por bonecas que exibem roupas inspiradas no design da cultura nipônica, exibindo uma grande variedade de cores e formas. Esse estilo se transformou, ao longo dos anos, em um dos mais conhecidos e utilizados nas passarelas do mundo.
Data: de 15 a 30 de janeiro
Local: Espaço Cultural CPTM (Estação Brás)

Operação Natureza – Córrego Limpo

Exposição fotográfica realizada pela Sabesp sobre o projeto “Córrego Limpo”, desenvolvido em parceria com o governo estadual e a prefeitura. O programa tem despoluído os córregos de diversas áreas críticas dentro da cidade de São Paulo.
Data: de 15a 30 de janeiro
Local: Espaço Cultural CPTM (Estação Brás)

Cidades do Imaginário

O artista Nino Millán utiliza edifícios que exaltam o movimento, dando a sensação de que quanto mais próximo se estiver de seus monumentos imaginários, melhores a luz e o ângulo da paisagem. Com isso, o visitante poderá manipular cada obra criando sua moradia ideal, que vai de 1,70 cm, incluindo a base, a 2 metros de altura, com construções totalmente interativas.
Data: de 15 a 30 de janeiro
Local: Espaço Cultural CPTM (Estação Brás)

Arte Coletiva

A exposição é feita por meio de um novo conceito de arte com imagens, reunindo coletivamente vários artistas e abrangendo um longo período da história do Japão. As obras começam com o Ikebana, antiga arte japonesa inspirada na coletividade do Ukiyo-e [estampa japonesa], utilizando as cores como Ogata Korin, importante pintor japonês que influenciou a arte européia e pintores impressionistas de seu tempo.
Data: de 15 a 30 de janeiro
Local: Espaço Cultural CPTM (Estação Brás), Estação Pref. Celso Daniel / Santo André e Estação Berrini.

Líbano de Gibran Khalil Gibran

Exposição fotográfica sobre um dos mais consagrados escritores e pintores do século XX, Gibran Khalil Gibran, reconhecido internacionalmente como líder intelectual, filosofo, pintor, poeta, ensaísta e romancista do Líbano.
Data: de 15 a 30 de janeiro
Local: Estação São Caetano e Estação Comandante Sampaio.

Vale ver o Vale

O Vale Ver O Vale é um projeto fotográfico focado nas belezas naturais e na cultura da região do Vale do Paraíba. Pretende valorizar a região através de imagens da paisagem, cultura e fauna locais.
Data: de 15 a 30 de janeiro
Local: Estação Grajaú

Eventos

Fala aí, Comunidade – Instituto Terceiro Setor

O primeiro Fala aí, Comunidade apresenta os jovens do Instituto Terceiro Setor, que apresentarão um número musical em homenagem aos 455 anos de São Paulo, comemorado no próximo dia 25 de janeiro. O projeto tem como objetivo estreitar o relacionamento da companhia com as comunidades abrindo espaços para a divulgação e valorização da produção cultural que ocorre nos 22 municípios atravessados por 253,2 km operacionais da CPTM.
Data: 29 de janeiro
Local: Espaço Cultural CPTM (Estação Brás)

Da CPTM