No mar, todo cuidado para evitar acidentes

Tenente do Corpo de Bombeiros alerta aos banhistas para ficarem próximos dos guarda-vidas

sex, 08/02/2013 - 15h18 | Do Portal do Governo

Brincar com segurança, procurando ficar perto dos guarda-vidas, e sem abusos. Esse é o alerta para os turistas que forem aproveitar o Carnaval nas praias do litoral paulista. Nesta temporada de verão, 800 guarda-vidas temporários foram contratados pelo Governo do Estado para fazer a segurança dos banhistas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Emerson Marques Freire, o turista deve procurar o guarda-vidas assim que chegar à praia e, dentro do possível, ficar próximo dele. “Converse com o guarda-vida, pergunte onde é o lugar mais seguro para nadar e quais são os riscos do local”, recomendou. Os turistas também nunca devem desrespeitar as placas de sinalização que indicam pontos de correnteza no mar.

Freire alerta para nunca entrar na água após ingerir bebida alcoólica. “O álcool inibe a moção de perigo”, justificou. Nadar ou brincar no mar depois de comer também não é recomendado, sob risco de congestão. Outra dica é manter-se afastado de pedras e costeiras, que propiciam a formação de correnteza e dificultam o socorro.

Crianças

Com as crianças, atenção total. Ao chegar à praia, retire com o guarda-vidas as pulseiras de identificação, preencha com nome completo e telefone de contato e coloque no braço da criança. O acessório facilita a localização em caso de perda.

Objetos flutuantes como boia e colchão inflável podem causar acidentes nas ondas. “Eles oferecem uma falsa sensação de segurança, e podem se perder nas águas”, disse Freire, acrescentando outro alerta: para brincar no mar com segurança, água sempre abaixo da cintura. “Lembre-se sempre: água no umbigo, sinal de perigo”, afirmou.

Do Portal do Governo do Estado