No Instituto Pasteur, Serra incentiva famílias a vacinar filhos contra sarampo

A taxa de crianças entre 1 e 6 anos que recebeu a vacina no Estado hoje é de 97,3%

ter, 03/04/2007 - 16h36 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário da saúde Luiz Roberto Barradas Barata estiveram na manhã de hoje, 3, no Instituto Pasteur para promover a campanha de reforço à vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba, que se encerra na próxima quinta-feira, 5.  

“Vim aqui para estimular as famílias a trazerem os filhos, isso é fundamental para que a gente não tenha novos casos. Por isso estamos fazendo uma cobertura impecável para que nenhuma dessas doenças entre em nosso estado ou aqui se difunda”, enfatizou o governador. Ele estava rodeado de crianças da creche que atende os filhos dos funcionários da Secretaria da Saúde.

A taxa de crianças entre 1 e 6 anos que recebeu a vacina no Estado hoje é de 97,3% – o número está acima dos 95% recomendados pelo Ministério da Saúde. Com a campanha que se encerra esta semana, o objetivo é imunizar 130 mil crianças. Para tanto, os 3,5 mil postos do Estado receberam 400 mil doses da vacina, chamada de Tríplice Viral (o número é mais alto porque as vacinas ficam à disposição das crianças que completam a idade). A divulgação está sendo realizada por intermédio de 1 milhão de folhetos explicativos distribuídos nas escolas públicas paulistas para os professores informarem os alunos e seus pais.  

Desde o ano 2000 São Paulo não registra caso de sarampo. Já os de rubéola vêm caindo. “Mesmo assim, queremos melhorar os índices”, garante o secretário da saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A vacina Tríplice Viral é aplicada em duas doses: a primeira, no 1º ano de vida; a outra, dos 4 aos 6 anos. Os pais devem levar os filhos para tomar a vacina em qualquer posto de saúde do Estado, e as crianças que estiverem com outras vacinas em atraso podem aproveitar a ocasião para atualizar a caderneta.  

Dengue 

Ainda no evento do Pasteur, o governador José Serra sugeriu prudência ao comentar o elevado número de casos de dengue no Estado. “São Paulo tem 25% da população, então não dá para julgar em termos absolutos”, advertiu. O último sábado, Dia D contra a dengue, também foi lembrado. “Fizemos uma mobilização em 500 municípios e estamos contratando 120 pessoas a mais na Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para reforçar esse trabalho. Essas 120 pessoas vão trabalhar nas ruas, orientando os prefeitos e municípios” no combate à doença.  

Manoel Schlindwein