No Dia Nacional do Livro, Metrô realiza ação de incentivo à leitura

Estação Santa Cecília terá iniciativa entre 11h30 e 13h30 desta terça (29), com distribuição de livros de projeto

ter, 29/10/2019 - 10h42 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, o Metrô promove nesta terça-feira (29), em parceria com a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, na estação Santa Cecília, das 11h30 às 13h30, uma ação de incentivo à leitura, com contação de histórias e distribuição de livros.

Quem passar pela estação também poderá se divertir com os bonecos gigantes dos personagens infantis do Sítio do Pica Pau Amarelo e obter mais informações sobre como participar do #achadosnaleitura, criado pela Companhia do Metropolitano em abril deste ano.

O projeto, que tem como lema “Alguém perdeu, nós achamos e todos compartilharemos”, permite o acesso dos passageiros aos exemplares recebidos na Central de Achados e Perdidos do Metrô e que não foram procurados em 60 dias, tempo máximo para que os objetos permaneçam no local.

Em paralelo, os passageiros do Metrô também podem colaborar para manter as estantes sempre cheias doando os próprios livros para o projeto #achadosnaleitura. As estantes são itinerantes e mudam de estação a cada dois meses, o que permite que os passageiros de todas as linhas e estações participem da iniciativa.

Funcionamento

Todos os livros da Central de Achados e Perdidos que estarão na estante terão um carimbo que os identificam como parte do projeto. Os passageiros poderão levar as obras, devolvendo-os após a leitura para que novas pessoas possam utilizá-los.

Para colaborar, basta levar um exemplar até a estação onde a estante estiver localizada. Não são aceitos livros didáticos e de cunhos religioso, político ou sexual.

Biblioteca Monteiro Lobato

A Biblioteca Infanto Juvenil Monteiro Lobato é a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil e precursora de outras similares, tanto no município como no interior do Estado. O espaço possui no acervo livros juvenis, adultos e uma vasta programação cultural.