No dia de combate à hipertensão, saiba como evitar a doença

Especialistas recomendam cortar refrigerante, macarrão instantâneo, lanches e alimentos industrializados

sex, 26/04/2013 - 15h10 | Do Portal do Governo

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Secretaria da Saúde dá dicas para evitar a doença. Uma das principais ações é a mudança na alimentação, que deve ser feita desde a infância, com o consumo de alimentos saudáveis.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

De acordo com a Secretaria, o refrigerante é um dos grandes vilões na alimentação, especialmente de crianças e adolescentes, já que têm concentração expressiva de sódio. O consumo de lanches e refeições semiprontas (fast food) e de salgadinhos também colaboram com os índices negativos.

“Nossa cultura cotidiana também está condicionada a usar muito mais sal do que o necessário na dieta. O excesso de sal está presente na vida do jovem desde as refeições em casa até com o que é consumido nas cantinas das escolas”, diz o médico do Centro de Saúde de Pinheiros, Arlindo Frederico Júnior.

Uma pesquisa feita com 284 crianças e jovens da Casa do Adolescente de Pinheiros, apontou que 25% deles apresentavam quadro de hipertensão arterial combinada com alto consumo de sódio na dieta, apesar da pouca idade.

“Nossa cultura cotidiana também está condicionada a usar muito mais sal do que o necessário na dieta. O excesso de sal está presente na vida do jovem desde as refeições em casa até com o que é consumido nas cantinas das escolas”, diz Frederico Júnior.

– Veja as dicas da Secretaria da Saúde contra a hipertensão entre crianças e adolescentes:

– Cortar o consumo excessivo de sal. O ideal é usar no máximo uma colher rasa de chá por pessoa/dia.

– A hidratação merece sempre atenção especial: beber água é essencial para manter o corpo hidratado

– Evitar ou abolir o consumo de refrigerantes (bebida deve ser substituída por sucos, principalmente, os naturais de fruta)

– Introduzir alimentos saudáveis à dieta

– Cortar o consumo de produtos industrializados como mortadela, macarrão instantâneo

– Praticar atividades físicas

Do Portal do Governo do Estado