No Dia das Crianças, SP oferece sessão de cinema sobre educação inclusiva

Iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência exibirá curta-metragem com audiodescrição, legendas e libras

ter, 11/10/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 12, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência exibirá em sua sede o curta-metragem em animação Por que Heloísa?, que conta a história da inserção de Heloísa, uma menina de sete anos com paralisia cerebral, na escola regular. Além do filme, com duração de 11 minutos, também será exibido o documentário Todos com Todos. As produções terão recursos como audiodescrição, legendas e libras para atender todos os tipos de deficiência.

O documentário, com duração de 26 minutos, exibirá entrevistas de educadores que trabalham com a inclusão na prática, exemplos de alunos com deficiência que estudam em escolas regulares, além de entrevistas com pais e alunos. O objetivo do projeto é refletir, debater e estimular a prática inclusiva. Parceira da iniciativa, a TV Cultura exibirá o curta-metragem e o documentário. As produções não serão comercializadas e nem exibidas em cinemas.

O Projeto Por que Heloísa? surgiu com a publicação do livro infantil, de mesmo nome, que conta a história de Heloísa, uma menina com paralisia cerebral, baseada na vida de Luísa, filha da autora Cristiana Soares. A obra narra o nascimento e a primeira infância da menina, suas relações familiares e o início de sua vida escolar, em uma escola regular. Mais informações, no site http://porqueheloisa.blogspot.com.

Serviço
Sessão de cinema – Projeto Por que Heloísa?
Data: 12 de outubro, das 14h às 16h
Local: Auditório do Memorial da Inclusão
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP
Entrada gratuita

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência