No dia da Pátria, Museu Paulista é uma boa opção de passeio

Mais conhecido como o Museu do Ipiranga, é um dos mais visitados na Capital

sex, 07/09/2007 - 15h11 | Do Portal do Governo

O nome oficial é Museu Paulista, mas a maioria das pessoas o conhecem mesmo é como Museu do Ipiranga. Um dos principais cartões postais da Capital, é também uma boa opção de passeio, especialmente no 7 de Setembro, Dia da Pátria.

A idéia de ter um monumento em homenagem à proclamação da Independência surgiu poucos meses depois do famoso grito proferido por Dom Pedro I, às margens do riacho do Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Mas o projeto só começou a se concretizar a partir de 1884, com a contratação do engenheiro italiano Tommaso Gaudenzi Bezzi. O edifício-monumento, inaugurado em 1890, coincidindo com o primeiro aniversário da Proclamação da República. A construção segue o estilo eclético, que marcou a transformação arquitetônica de São Paulo no final do século XIX. O museu também é famoso por seus belos canteiros projetados pelo paisagista belga Arsênio Puttemans, no estilo dos jardins do Palácio de Versailles, na França.

Possui um acervo de  mais de 125.000 artigos, entre objetos, iconografia e documentação do século XVI até meados do XX.

Exposições

Parte desse acervo pode ser visto pelo público que visita o Museu. A exposição está dividida em três alas, seguindo as principais linhas de pesquisa desenvolvida pelo Museu, que é ligado à Universidade de São Paulo.

A Ala Oeste do andar térreo aborda os descobrimentos, as viagens do período colonial, a São Paulo das igrejas, a capital administrativa e o espaço urbano em meados do século XIX.

Parte do andar superior abriga a Ala Leste, que se detém sobre o universo do trabalho. Ali o visitante pode conhecer um pouco da ligação São Paulo – Santos a era do café e o comércio da cidade na virada do século XX. A Ala Oeste desse andar concentra os aspectos do cotidiano e da sociedade, como o espaço doméstico no final do século XIX e início do XX.

SERVIÇO

Museu Paulista da USP

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h

Ingresso: R$ 2,00; crianças de até 6 anos, idosos e portadores de necessidades especiais não pagam; no terceiro domingo do mês a entrada é franca

Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, São Paulo

Tel. (11) 6165-8000

(I.P.)