No dia da Consciência Negra, visite o Museu Afro Brasil

Equipamento cultural remonta a história do negro no País

sex, 20/11/2015 - 8h01 | Do Portal do Governo



Que tal aproveitar o Dia da Consciência Negra para aprender um pouco mais sobre a história do negro no Brasil? Gostou da ideia? Então saiba que o estado de São Paulo abriga o único museu de cultura afro-brasileira do mundo e atrai visitantes dos quatro cantos do planeta interessados nesse patrimônio.

Localizado no Parque do Ibirapuera, o Museu Afro Brasil reúne, em 11 mil metros quadrados, um acervo com mais de 6 mil obras, capazes de remontar a trajetória do negro no Brasil.

“O Museu Afro Brasil foi pensando em três vertentes: história, arte e memória. E o visitante pode passar por essas vertentes e ter acesso desde a época da escravidão até às obras contemporâneas”, explica Emanoel Araujo, diretor e curador do Museu.

No acervo há pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. Todo o material abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

“O Museu trabalha, sobretudo na ideia de autoestima. Ou seja, a gente quer que quando o visitante, negro ou não, saiba dessa historia, que nem está escrita na história geral do Brasil. E é por isso que a gente tem a obrigação de contar”.

SERVIÇO
Museu Afro Brasil
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera, portão 10
Tel:(11) 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br

Do Portal do Governo do Estado