Nível das represas do sistema Cantareira garante abastecimento por pelo menos dois anos

Responsáveis por abastecer quase metade da Região Metropolitana de São Paulo, mananciais operam com 99,5% de suas capacidades

sex, 16/04/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

O atual nível das represas do Sistema Cantareira já garante o abastecimento à população atendida para os próximos dois anos. O sistema é responsável pelo fornecimento de água a quase metade da Região Metropolitana de São Paulo. No momento, opera com 99,5% de sua capacidade.

O Cantareira abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital e os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

A última vez que chegou a 100% de sua capacidade foi há 11 anos, em 1999. O volume foi suficiente para garantir o fornecimento de água pelos três anos seguintes.

Os demais mananciais da Grande São Paulo também estão com níveis satisfatórios e têm assegurado o fornecimento de água às regiões atendidas por pelo menos mais um ano. São os casos do Guarapiranga, Alto Tietê e Rio Grande.

O primeiro sistema abastece cerca de 3,8 milhões de pessoas das zonas sul e sudoeste da Capital. Já o segundo fornece água a 3,1 milhões de habitantes da zona leste de São Paulo e dos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. Também abastece parte de Guarulhos, Mauá, Santo André e Mogi das Cruzes. Já o Rio Grande é responsável por levar água a 1,6 milhão de pessoas das cidades de São Bernardo do Campo, Diadema e parte de Santo André.

Vale lembrar que o período de estiagem tem início este mês, e se prolonga até outubro, o que evidencia a importância dos reservatórios estarem cheios.

Cantareira
População atendida: 8,1 milhões de pessoas
Municípios: São Paulo (zonas Norte e central e parte das zonas Leste e Oeste), Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Taboão da Serra, São Caetano do Sul, Guarulhos e Santo André

Guarapiranga
População atendida: 3,8 milhões de pessoas
Município: São Paulo (zona Sul e Sudoeste)

Alto Tietê
População atendida: 3,1 milhões de pessoas
Municípios: São Paulo (zona Leste), Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes e Santo André

Rio Grande/Billings
População atendida: 1,6 milhão de pessoas
Municípios: São Bernardo do Campo, Diadema e Santo André

Rio Claro
População atendida: 1,2 milhão de pessoas
Municípios: São Paulo (bairro de Sapopemba), Ribeirão Pires, Mauá e Santo André

Alto Cotia
População atendida: 400 mil pessoas
Municípios: Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Vargem Grande

Baixo Cotia
População atendida: 460 mil pessoas
Municípios: zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo, como Barueri, Jandira e Itapevi

Ribeirão da Estiva
População atendida: 40 mil pessoas
Município: Rio Grande da Serra   

Da Sabesp