Neuropsicologia e neuroimagem ampliam compreensão dos mecanismos cerebrais

Assuntos serão temas de congressos em SP

qua, 07/11/2007 - 20h45 | Do Portal do Governo

Com apoio do Instituto de Psiquiatria – IPq-HCFMUSP, serão realizados de 12 a 14 de novembro de 2007, o II Congresso Internacional de Neuropsicologia e IX Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, promovidos pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

O evento reúne especialistas da USP e outras universidade e instituições do país, onde, além de temas como a importância da neuropsicologia no Brasil e no mundo e o que não se encontra em manuais sobre diagnóstico neuropsicológico, será proporcionado ao participante conhecer mais sobre hyperscanning, por exemplo, que é uma nova forma de investigar neurônios espelho através da ressonância magnética funcional.

O termo hyperscanning se refere a experimentos onde duas pessoas, em diferentes equipamentos de ressonância magnética, interagem através de um estímulo comum e diretamente através de sistemas paralelos de controle/resposta comportamental.

A questão aqui é: o cérebro parece associar a visão de movimentos alheios ao planejamento de seus próprios movimentos. Poderia essa propriedade espelho ser útil no tratamento de certos distúrbios neurológicos?

O evento é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de medicina (psiquiatras, neuropsiquiatras, neurologistas e outros); psicólogos, neuropsicólogos e outras áreas de interesse.

Programação completa, informações e inscrições:  www.sbnp.com.br

Do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas

(S.M.)