Neste sábado, Metrô abre estação Alto do Ipiranga à visitação pública

Neste sábado, 23, entre 10 e 15 horas, os moradores e estudantes do bairro doIpiranga podem visitar a estação Alto do Ipiranga, da Linha 2 – Verde (Vila Madalena-Imigrantes)  e […]

sex, 22/06/2007 - 19h11 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 23, entre 10 e 15 horas, os moradores e estudantes do bairro doIpiranga podem visitar a estação Alto do Ipiranga, da Linha 2 – Verde (Vila Madalena-Imigrantes)  e realizar viagens gratuitas de ida e volta até a estação Imigrantes. Para seguir viagem para as estações seguintes terão que pagar a tarifa.

A nova estação está localizada na esquina da Avenida Doutor Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá, no Alto do Ipiranga.

Com o objetivo de prestar informações, os funcionários do Metrô nas estações Imigrantes e Alto do Ipiranga farão o controle das viagens monitoradas.

A Companhia também vai promover uma campanha informativa sobre o período de visita por meio de  cartazes, banners e faixas nas estações. As informações serão reforçadas por meio de mensagens sonoras nos trens e estações.

Neste sábado e domingo, o Metrô preparou para as crianças shows circenses de malabares, perna-de-pau, recreadores para escultura de balões e maquiagem infantil, e apresentações do grupo musical “Eureka on de street” e do ballet Copélia. Na estação Alto do Ipiranga haverá também exposições sobre a memória do bairro, normas de segurança para o uso correto do Metrô, além de fotos dos novos trens do Metrô adquirido pelo Governo do Estado.

Durante a semana, estão programadas visitas de estudantes e professores de escolas da região.

Estação Alto do Ipiranga será inaugurada em 30 de junho

A estação Alto do Ipiranga é a primeira construída com uma nova concepção arquitetônica. Esse novo modelo permitiu ao Metrô economizar recursos nas desapropriações de áreas para sua construção, além de manter a funcionalidade.

A estação, que receberá 40 mil entradas por dia, tem dois acessos que permitem chegar ao corpo da estação e as plataformas de embarque, que ficam a 25 metros abaixo do nível da rua.

A estação contará com dois elevadores especiais, sete escadas fixas e dez rolantes, sendo cinco para subida e cinco para descida, que podem ser invertidas conforme necessidades operacionais. Essas escadas rolantes são “inteligentes” e funcionam com velocidade reduzida quando não há usuários sobre elas, de forma a economizar energia.

O último nível de piso antes das plataformas é um mezanino de distribuição em estrutura metálica com laje em “steel deck”.

O “steel deck” é constituído por uma chapa metálica incorporada à estrutura de concreto. Na estação Alto do Ipiranga, essa estrutura está sustentada por 44 tirantes no túnel do corpo do estação. O “steel deck” permite o acesso as plataformas de embarque. Esse tipo de estrutura será utilizado na maioria das estações da Linha 4- Amarela.

Toda essa estrutura é tratada com uma pintura especial que a protege da ação de fogo por um período aproximado de 90 minutos. A tinta utilizada na pintura é intumescente e, sob a ação do fogo, transforma-se em uma densa espuma, que graças a um aumento de espessura, proteger a estrutura e dá segurança aos usuários.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô