Neste feriado, visite a beleza natural do Circuito das Águas

Composta por oito cidades, região é conhecida pela qualidade terapêutica de suas águas

qui, 05/04/2012 - 19h03 | Do Portal do Governo

Com a chegada do feriado de Páscoa, uma boa opção é pegar a estrada e conhecer, no interior do Estado, o Circuito das Águas. A região está localizada na Serra da Mantiqueira e é formada pelas cidades de Amparo, Serra Negra, Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Alegre do Sul, Jaguariúna e Pedreira.
 
Os turistas encontram nas oito cidades, muito verde, um clima ameno, ar puro e toda tranquilidade necessária ao descanso. A região é muito conhecida pela qualidade de suas águas e seus poderes de cura.
 
Um dos destaques de Água de Lindóia é o Balneário Municipal. O local foi construído em torno das principais fontes de água radioativas da região e atrai turistas por causa do poder terapêutico das águas lindoienses. Ainda na cidade, uma das principais atrações é o Morro do Pelado que proporciona uma bela vista de 360 graus. Do alto da montanha, localizada a mais de 1.400m acima do nível do mar, é possível observar a vizinha Monte Sião, em Minas Gerais. 
 
Já em Jaguariúna, os visitantes encontram no Parque do Lago um espaço para curtir com toda família. O local conta com trilhas para fazer caminhadas, ciclovia, lago para pesca e um charmoso jardim japonês. 
 
Em Monte Alegre do Sul, uma atração que encanta os visitantes é a Cachoeira das Andorinhas com uma queda de dez metros. Podemos citar também a Cachoeira do Sol, formada por 30 nascentes onde é possível fazer uma leve caminhada e chegar ao seu nível mais alto. Famosa por suas águas com propriedades terapêuticas, a Fonte Bom Jesus é outro ponto turístico em Monte Alegre do Sul que atrai diversas pessoas. 
 
Se o assunto é religião, os turistas podem visitar, em Amparo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Construída em 1931, o local é um marco na região pela sua localização e já serviu de sede da Câmara dos Vereadores por um curto período. Outra opção é apreciar a Catedral Nossa Senhora do Amparo com sua construção em estilo neoclássica. 
 
Programa Roda SP
 
Até o dia 15, os turistas podem aproveitar o programa Roda SP no Circuito das Águas. Ao todo estão disponíveis dez ônibus double-decker, sendo possível escolher entre duas rotas que passam pelas cidades. 
 
A primeira rota, de cor azul, parte do Parque dos Lagos, em Jaguariúna, passando por Pedreira, Amparo, Serra Negra, Lindóia, encerrando no Balneário Municipal, em Águas de Lindóia. Já a rota verde parte da praça João Pessoa, em Serra Negra, ponto onde é feita a conexão com a rota azul, seguindo para Monte Alegre do Sul, terminando no Parque Monjolinho, em Socorro.
 
O projeto surgiu em julho de 2011 com o intuito de redistribuir o fluxo turístico entre as regiões. “Com o Roda SP o turista tem a chance de conhecer belezas do entorno das cidades por um preço acessível. A pessoa paga R$ 10 e tem direito a visitar vários pontos”, conta Fabrício Souza, assessor da Secretaria de Turismo de São Paulo. 
 
Clique aqui e confira a rota do passeio.  
 
Do Portal do Governo do Estado