Neste feriado, conheça os Caminhos do Modernismo no Palácio dos Bandeirantes

Mostra “Caminhos do Modernismo no Acervo dos Palácios” é opção de lazer cultural

dom, 29/04/2007 - 14h32 | Do Portal do Governo

Uma visita aos corredores do Palácio dos Bandeirantes pode ser uma interessante opção de lazer cultural neste feriado de 1º de Maio. Isso porque a Mostra “Caminhos do Modernismo no Acervo dos Palácios”, inaugurada no dia 27 de março, estará aberta para visitação também durante o feriado.

A Mostra, em cartaz até o dia 31 de maio, reúne algumas das obras do acervo cultural e artístico dos três palácios do governo do Estado (Bandeirantes, Horto Florestal e Boa Vista, em Campos do Jordão) e inicia uma nova política que tem como proposta apresentar ao público esse acervo cultural composto de mais de 3.500 obras.

A organizadora da exposição e diretora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Barreto de Carvalho, explica que essa é a primeira iniciativa de exibir, de forma organizada, a coleção pertencente ao governo. No Palácio dos Bandeirantes, 55 obras representativas do Modernismo brasileiro estão expostas, explica a curadora.

A mostra sobre o Modernismo é apenas a primeira de uma série de sete que ocorrerão ao longo do ano. Material e tema não faltam, detalham a curadora. São obras de arte, como pinturas, esculturas, gravuras e desenhos, peças de mobiliários dos séculos 18 e 19, porcelanas da Companhia das Índias, além de pratarias e tapeçarias.

Mais visitas

Nos três primeiros meses de 2007, as visitas guiadas ao Palácio atraíram cerca de 300 pessoas. Com a Mostra, desde a sua abertura até o dia 28 de abril, 2.123 visitantes já conferiram as obras expostas. Entre os espectadores estão grupos de pesquisadores, universitários e alunos da rede estadual de ensino.

Segundo a coordenadora do Centro de Monitoria do Palácio, Isaura Maria Ribeiro Bonavita entre as obras que mais chamam a atenção dos visitantes estão: o painel de Antonio Henrique Amaral, São Paulo – Brasil: Criação, Expansão e Desenvolvimento e a obra Ventania (1915), de Anita Malfatti, que participou da Semana de Arte Moderna de 1922. As obras A Religião Brasileira de Tarsila do Amaral e A Festa do Divino de Djanira da Motta e Silva também estão entre as mais apreciadas.  

Isaura Bonavita explica que as visitas duram em média uma hora e meia e grupos com mais de dez pessoas devem fazer o agendamento prévio, para melhor organização dos monitores. Ela explica ainda que a equipe desenvolveu um material educativo de apoio para auxiliar o trabalho dos professores que organizam visitas para seus alunos. “Reunimos os textos explicativos das obras, informações sobre o artista e a sua importância dentro do movimento modernista”, comenta. Além disso, o material apresenta sugestões de atividades que os educadores podem desenvolver em sala de aula.

Quem quiser ter uma pequena mostra do que está em exposição pode acessar o site www.acervo.sp.gov.br e fazer um tour virtual. Também é possível ter um pouco dessa cultura em casa. Editado pela Imprensa Oficial do Estado, o livro “Arte nos Palácios” traz todo o acervo disponível nos três palácios do governo do Estado. O livro está à venda em livrarias e também na loja virtual do site da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br).

Domingo cultural

Na manhã de domingo, dia 29, a advogada Irany Cascone e sua mãe Guiomar De Chiaro Cascone fizeram uma visita ao acervo. Avaliaram como muito boas tanto a exposição quanto a monitoria. “Vamos recomendar para amigos”, disseram. “Temos aqui lazer de graça e de muito bom nível”, comentou Irany. “Iniciativas como essas devem continuar e, mais ainda, devem ser ampliadas”, completou Guiomar.

Serviço:

Exposição “Caminhos do Modernismo no Acervo dos Palácios”

De 28 de março a 31 de maio

De segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas

Sábados, domingos e feriados, das 11 às 16 horas

Palácio dos Bandeirantes

Avenida Morumbi, nº 4.500 – Morumbi – São Paulo.

Para mais informações e agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br

Outras informações: (11) 2193 8212 / 8282

Joice Henrique