Neste dia Nacional do Livro, visite as bibliotecas temáticas de SP

Biblioteca do Parque Villa-Lobos e Biblioteca São Paulo contam com lugares para leitura, lazer, aprendizado e diversão

qui, 29/10/2015 - 8h25 | Do Portal do Governo

Que tal aproveitar o dia Nacional do Livro, comemorado nesta quinta-feira (29) para colocar a leitura em dia? Ou mesmo conhecer um novo livro ou simplesmente visitar uma das bibliotecas de São Paulo e ver que elas oferecem atrativos que vão além dos livros.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Com uma área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, localizado na zona oeste da capital paulistana, além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, a BVL também conta com uma programação cultural diversificada.

Todos os meses acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. O acervo, constantemente atualizado, tem foco na literatura e um olhar também para questões ambientais.

O local possui diversos aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braille, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela e ampliador de caracteres, entre outros.O espaço conta ainda com salas de criatividade; sala de jogos eletrônicos; ludoteca; espaço para os visitantes lerem com tranquilidade; computadores com acesso à internet; deck, com vista para o parque.

Biblioteca São Paulo
A Biblioteca de São Paulo (BSP), situada no Parque da Juventude, Zona Norte da capital, foi concebida para ser um espaço arrojado, com projeto inovador de inclusão social por meio da leitura.

O local oferece conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em formatos acessíveis (braille, audiolivro), Klindles, DVDs, CDs, além de jogos, computadores, rede wireless e terminal de autoatendimento.

A biblioteca também conta com um espaço organizado por faixas etárias, tanto para crianças como para os jovens e adultos. Para incentivar e promover o gosto pela leitura, a composição do acervo é diversificada e permanentemente atualizada. O grande foco é a literatura nacional e internacional.

Outras Bibliotecas
Para quem mora fora da capital, é possível consultar os endereços das bibliotecas do interior e litoral pelo Sistema Estadual de Bibliotecas (Siseb).

A Biblioteca Virtual preparou um guia completo com todos os dados das bibliotecas da capital. Acesse aqui.

Do Portal do Governo do Estado