Nesta sexta, a entrada é grátis em todos os museus do Estado

Medida é comemoração pelo Dia Internacional dos Museus

qua, 16/05/2012 - 11h20 | Do Portal do Governo

Dia 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus. Na data, as fontes de cultura do Estado de São Paulo ficam ainda mais acessíveis. Para sexta-feira, a entrada é gratuita em todos os equipamentos estaduais. É um bom momento para visitar locais como a Casa das Rosas, na Avenida Paulista, que às 20h desse dia contará com uma mesa redonda sobre o tema “Museus – casa e acervos literários”, com participação de Myriam Fraga (Fundação Casa de Jorge Amado/Salvador) e Eliane Vasconcellos Leitão (Fundação Casa de Rui Barbosa/Rio de Janeiro).

LEIA TAMBÉM
Imigrantes fomentam cultura na Semana Nacional dos Museus

Devido ao Dia Internacional dos Museus, ocorrem nesta semana inteira exposições em torno de um tema específico: imigrantes. A ideia de ressaltar o caráter cosmopolita da cidade faz parte da comemoração da 10ª Semana Nacional dos Museus, e o nome – Cosmópolis: em São Paulo cabe o mundo – foi inspirado em livro do poeta Guilherme de Almeida, que reuniu reportagens escritas em 1929 sobre oito bairros “estrangeiros” da capital. 

O Museu do Futebol, também participa da 10ª Semana de Museus e apresenta, na quinta-feira, 17, com entrada gratuita, a palestra “Museus em um mundo de transformação – novos desafios, novas inspirações”, cujo objetivo é mostrar como anda a evolução para atender as novas demandas do público. O assunto será abordado pelo curador do Museu do Futebol, Leonel Kaz, das 16h às 18h, em debate com o filósofo e professor da PUC, Rogério da Costa.

Mesmo em reforma, o Museu da Imigração também participa da semana de celebração com uma exposição virtual com depoimentos de moradores de vários bairros da cidade de São Paulo, abordando seus lugares de memória e a construção das identidades na metrópole. No entanto, a colaboração do Museu da Imigração virá um pouco mais tarde, a partir do dia 28, no site www.museudaimigracao.org.br

Do Portal do Governo do Estado