Neo-realista português, Julio Pomar expõe na Pinacoteca

Da pintura à escultura, passando pelas ilustrações, Pomar é nome de destaque na arte européia

seg, 14/04/2008 - 21h02 | Do Portal do Governo

O trabalho de Julio Pomar, marcado por linhas fortes e cores vibrantes que contrastam com retratos sóbrios em tons pastéis é destacado na exposição Julio Pomar em Contexto: Um Artista Português. O lisboeta, nascido em 1926, diferencia-se pela versatilidade que conduz o pincel sobre a tela e a pena sobre o papel.

Da pintura à escultura, passando pelas ilustrações, Pomar é nome de destaque na arte européia. Tendo freqüentado a Escola de Belas Artes de Lisboa e do Porto, apresenta peças inspiradas no neo-realismo com influências dos artistas mexicanos Clemente Orozco e Diego Rivera além de outra, decisiva sobre sua obra, a de G. K. Chesterton, escritor, poeta e pintor inglês do inicio do século.

A versatilidade na composição é nítida quando se comparam peças como O Tigre Borgiano, que retrata a lenda dos Tigres Azules que deixavam pegadas, mas nunca eram vistos, e os desenhos feitos em nanquim para estampar Don Quixote de Miguel de Cervantes.

Saindo do mundo abstrato e da figura humana, seu repertório figurativo, que chamou de “bestiário pessoal”, frisa o mundo animal, com o retrato de corvos, macacos, tigres, touros e especialmente porcos sendo que, estes últimos, ocupam parte significativa de seu acervo, tanto que durante a temporada de 1992, nomeou uma série de telas com o título O Ano do Porco.

Do ponto de vista artístico, Pomar se interessa pelo neo-realismo, menos com voz ideológica ou teórica, mas como uma oportunidade de libertar a arte portuguesa do seu provincianismo e colocá-la em contato com a liberdade criativa dos modernistas do século XX ao redor do mundo.

A exposição em cartaz na Pinacoteca, conta com imagens criadas a partir de 1966 até o fim da década de 1990, demonstrando que mesmo no alto de seus 82 anos, ainda mantém viva a chama da arte e dos valores do neo-realismo.

Exposição: Julio Pomar em Contexto: Uma Artista Português

Até 18 de maio de 2008

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, nº 2 – Luz

Terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$4 e meia-entrada para estudantes

Grátis aos sábados

Tel.: (11) 3229-9844

Da Secretaria da Cultura

C.M.