Navega São Paulo leva Nivalter para Pequim

Programa utiliza os esportes náuticos do remo, vela e canoagem, para a inclusão social de jovens de comunidades carentes do Estado

seg, 28/07/2008 - 12h07 | Do Portal do Governo

O Navega São Paulo, um programa da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, utiliza os esportes náuticos do remo, vela e canoagem para a inclusão social de jovens de comunidades carentes de São Paulo.

O programa teve seus primeiros núcleos implantados em 2004, nos municípios paulistas de Praia Grande, São Bernardo do Campo, Santos e Presidente Epitácio. No começo de 2005, foi a vez da cidade litorânea de São Vicente e, hoje, o projeto conta com oito núcleos – Santos, Praia Grande, Mairiporã, Piraju, Barra Bonita, Ilha Comprida, Fartura e Rubineia.

Em convênio com a Secretaria, os núcleos atendem, no mínimo, 320 jovens cada, o que significa mais de 2.500 jovens contemplados. Estes esportistas têm a chance de participar de diversos eventos náuticos, não só em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro e no sul do País, e já trouxeram medalhas  de regatas e da Semana de Velas.

Um bom exemplo disso é o canoísta Nivalter Santos, sergipano radicado em São Vicente que, com apenas 20 anos de idade e quatro anos de treino no projeto, já conquistou uma vaga nas Olimpíadas de Pequim, além do quinto lugar na Copa do Mundo de canoagem.

O secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva, recebeu Nivalter Santos recentemente em seu gabinete para parabenizá-lo pela sua atuação e crescimento nos esportes.

Nivalter treina de segunda a sábado pelo menos cinco horas por dia. O mais jovem atleta da categoria diz que vai à Pequim para ganhar: “Pretendo brigar  pelas medalhas de igual pra igual”, afirma.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

(C.C.)