Natureza que gera energia: conheça Ilha Solteira

Da construção de uma Usina Hidrelétrica no rio Paraná no final dos anos de 1960, surgiu a cidade localizada a 661 km da capital do Estado

qua, 23/10/2013 - 18h00 | Do Portal do Governo

photonews

Da construção de uma Usina Hidrelétrica no rio Paraná no final dos anos de 1960, surgiu a cidade de Ilha Solteira, que fica localizada a 661 km da capital do Estado. Seu nome tem origem porque, a 12 quilômetros de sua localização, há como que um arquipélago fluvial, com cinco ilhas e cujo nome é, justamente Cinco Ilhas. Deu-se, então, que a ilha em questão, por estar sozinha, seria solteira. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

A cidade possui um potencial hídrico vital para o desenvolvimento da atividade turística, considerando que a Praia Catarina possui infraestrutura de balneário. Na Praia Marina desenvolve-se a prática de esportes náuticos e os rios Paraná e São José dos Dourados são propícios a pesca de espécies como corvina, tucunaré, piau, pacu, tilápia e outros peixes.  

Situada no rio Paraná, a Usina de Ilha Solteira é a maior construída pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo), com 3.444.000 KW de potência final. Compõe com a Usina Hidrelétrica Engº. Souza Dias, o Canal de Pereira Barreto e a Usina Hidrelétrica Três Irmãos, um dos maiores complexos hidroelétricos do mundo com 5.802.700 KW de capacidade instalada final, denominado Complexo Engº Souza Dias.

A partir de 1976, a Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) se instalou no município e influenciou de forma positiva e significativa o desenvolvimento tecnológico de Ilha Solteira, destacando-se pela excelência de suas atividades de pesquisas científica e tecnológica e pela prestação de serviços técnicos à comunidade.

Atualmente, sendo considerada a 18ª melhor cidade do Brasil, de acordo com seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Ilha Solteira também possui como pontos turísticos a Caixa D’Água, com 34 metros de altura e a Estrela, em que cada ponta simboliza uma das 20 unidades geradoras da usina hidrelétrica, que ficam localizadas na parte central da cidade. 

Como chegar

O acesso a Ilha Solteira a partir da capital se dá de carro pelas rodovias Washington Luiz e Feliciano Salles da Cunha. De ônibus, é possível sair a partir do Terminal Rodoviário da Barra Funda.

Do Portal do Governo do Estado