Natureza em aquarelas estréia na Estação Cidade Jardim da CPTM

A partir desta sexta-feira, 14, mostra “Brasil!” exibe trabalhos das artistas Dircéa Mountfort e Sylvia Corrêa

sex, 14/09/2007 - 10h22 | Do Portal do Governo

A natureza estará em evidência a partir desta sexta-feira, 14,  quando será inaugurada a exposição “Brasil!”, na Estação Cidade Jardim, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A mostra reúne pinturas em aquarela das artistas Dircéa Mountfort e Sylvia Corrêa. São quadros que retratam praias, florestas, mangues e flores, todos feitos em traços sutis da técnica de aquarela.

A exposição procura revelar para os usuários as belezas da natureza e chamar a atenção para sua importância. Sempre trabalhando temáticas ambientais, as artistas optaram por utilizar a técnica da aquarela em suas telas.

Além de ser uma escapatória ao cotidiano estressante, a mostra transporta o visitante para os diversos ambientes e o faz ver os pequenos detalhes da natureza – como a diferença de tonalidades em uma pétala de flor e as cascas de um tronco de árvore. Mais importante, a mostra é um grito de alerta para a necessidade da preservação ambiental.

“Brasil!” ficará em cartaz até 14 de outubro, no saguão de entrada da Estação Cidade Jardim, na Linha C (Osasco-Jurubatuba),

Sobre as artistas

Mineira, Dircéa Mountfort começou sua carreira em Curitiba nos anos 90. Trabalhou em diversas técnicas de pintura, mas sempre deu prioridade à aquarela. Hoje, dedica sua arte à defesa do meio ambiente, retratando principalmente a fauna e flora das florestas brasileiras. Vários de seus quadros estão expostos em acervos públicos, como no Museu da Bienal de Campo Grande, Pinacoteca de Vinhedo, Assembléia Legislativa de SP e no Banco Central de SP. Também é associada da APBA – Associação Paulista e Belas Artes  e de ONGs de proteção ambiental, como a SOS Mata Atlântica.

Sylvia Corrêa, também aquarelista, iniciou sua vida artística ainda menina, em Ribeirão Preto, sua cidade natal, influenciada pelo avô, que era poeta e pintor e o pai, desenhista. Começou a trabalhar profissionalmente, em 1992, desenvolvendo seu próprio estilo. Sua obra mais conhecida é uma série de quadros que retratam flores, como orquídeas a tulipas. Atualmente, ministra aulas voluntariamente para crianças carentes do Centro Social Brooklin Paulista.

SERVIÇO

Exposição “Brasil!”

De 14/09 até 14/10, diariamente, das 4h à meia noite.

Estação Cidade Jardim da CPTM – Saguão de entrada

End.: Av. das Nações Unidas, s/nº – Pinheiros

Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.

 

Da CPTM

(I.P.)