Natal CPTM: Estação da Luz recebe presépio em tamanho natural

A partir do dia 11 de dezembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove, na Estação da Luz, um dos cartões-postais da cidade de São Paulo, a exposição “Presépio […]

seg, 10/12/2007 - 8h05 | Do Portal do Governo

A partir do dia 11 de dezembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove, na Estação da Luz, um dos cartões-postais da cidade de São Paulo, a exposição “Presépio Luz”. Construída em tamanho real, a obra ficará em cartaz no espaço durante 30 dias. Essa ação faz parte da política da companhia de estreitar o relacionamento com as comunidades e com o usuário por meio da promoção da cultura e do lazer nos espaços públicos.

Idealizado pela artista plástica Gabriella Ribeiro, o presépio é inovador pela escolha de materiais reaproveitáveis para sua confecção, assim como, resgata a arte presepista por meio da essência e do significado religioso do nascimento de Jesus Cristo.

A montagem da obra foi executada por 15 colaboradores da Associação Cultural – Quintal Camaleão, localizada em Carapicuíba, da qual Gabriella também faz parte. Chamado de “projeto arte no trem”, o trabalho reuniu uma “força tarefa” para a arrecadação de recicláveis. Após os seis meses de campanha, dentro da própria associação, o projeto já reunia cerca de 300 materiais, entre latinhas de alumínio, garrafas pet, copos descartáveis, entre outros elementos utilizados na produção.

As sete personagens, construídas em painéis de 2,50 metros de altura X 1,50 metro de largura, também são iluminados com luz âmbar e azul revelando a delicadeza da peça. Os aspetos mais peculiares são retratados de maneira ímpar com a utilização de adornos que representam a simbologia da narrativa bíblica. O menino Jesus, por exemplo, é envolto por uma cúpula com luz violeta que define sua alma divina e a importância do seu nascimento.

“Utilizamos também alguns detalhes feitos de casca de árvore, parafina derretida, arame e Pallets para tornar ainda mais real esta perspectiva” conta Gabriella. A exposição permanece em cartaz até dia 11/01 no saguão – 1 da CPTM em frente ao posto de atendimento ao usuário.

SERVIÇO

Exposição “Presépio Luz”

De 11/12 a 11/01

Estação Luz

End.: Praça da Luz, s/nº

Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo

Da CPTM

(C.C.)