Nasce o 1º mico-leão-preto do Centro de Conservação de Fauna Silvestre

Zoológico de SP apresenta Kako, o primata recém-nascido que é símbolo da fauna ameaçada do Estado

qua, 27/01/2016 - 21h14 | Do Portal do Governo

O esforço deu resultado. O nascimento de Kako, um mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), no dia 11 de novembro de 2015, vai ficar marcado na história do Centro de Conservação de Fauna Silvestre (CECFAU) do Estado de São Paulo. O pequeno primata foi o primeiro a nascer no espaço inaugurado em junho, no município de Araçoiaba da Serra.

A espécie foi considerada extinta por mais de 60 anos pelo seu declínio populacional até ter sido redescoberta na década de 1970, quando foi estabelecida a primeira colônia ex situ com sete indivíduos do Parque Estadual do Morro do Diabo/SP, no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ). Em 1985, com a construção da hidroelétrica de Rosana, mais oito animais foram resgatados e enviados ao CPRJ e, deste grupo, seis machos e oito fêmeas foram transferidos para a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, em 1986.

Após diversos estudos realizados nas décadas de 1980 e 1990 a espécie foi incluída na Lista Nacional das Espécies Brasileiras Ameaçada de Extinção (Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente nº 3, de 27 de maio de 2003) e no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, na categoria “Criticamente em Perigo”.

Um ano antes da inauguração do Centro de Conservação de Fauna Silvestre, em 2014, o governo de São Paulo declarou o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) como Patrimônio Ambiental do Estado, determinando assim que todos os órgãos da administração pública, em especial à Secretaria do Meio Ambiente, o desenvolvimento dos esforços necessários à proteção e recuperação dessa espécie na natureza.

Do Portal do Governo do Estado