Nasce filhote de girafa no Zoológico de São Paulo

Agora o Parque conta com seis animais da espécie

dom, 13/02/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Zoológico de São Paulo ganhou um novo integrante. Trata-se do nascimento saudável de uma girafa macho, filhote do casal Palito e Mel. Seu nome ainda não está decidido. Com dois metros de altura, o parto mobilizou a equipe do Parque, que, após o expediente, precisou voltar às pressas para acompanhar o nascimento do animal no último dia 4.

O Zoológico de São Paulo tem tradição na reprodução da espécie, tanto que outras 22 girafas já nasceram no local. Apesar disso, os pais da girafinha não são brasileiros, pois vieram ainda jovens da África do Sul. Atualmente há seis exemplares no Parque.

Com expectativa de vida de 28 anos, a girafa é a espécie mais alta do mundo, pois as fêmeas atingem 4,3m enquanto machos chegam a 5,3m. Apesar do pescoço longo, as girafas têm apenas sete vértebras cervicais, assim como os humanos. A gestação dura em média 420 dias, nascendo um filhote e raramente dois, com peso médio de 50 Kg.

Vinte minutos após o parto o filhote se levanta. A mãe mantém cuidado intenso com sua cria por uma hora, lambendo-o todo para que levante e a siga na fuga de predadores. A fêmea possui quatro mamas e amamenta seu filhote por seis meses. Os filhotes começam a pastar com duas semanas de idade. A maturidade sexual é atingida aos quatro anos em cativeiro.

Do Zoológico de São Paulo