NASCE consolida extensão universitária da USP na Zona Leste

Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional atua nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, projetos econômicos e relações com as comunidades

seg, 26/11/2007 - 15h30 | Do Portal do Governo

Dialogar com a comunidade e desenvolver projetos de cultura e extensão. Esses são os objetivos do Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (Nasce) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each). O professor Ulisses Araújo, coordenador do Núcleo, afirma que não se trata de assistencialismo, mas de estabelecer um real diálogo entre a USP e as comunidades da região.

O Nasce está instalado no centro do bairro de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Atua em cinco áreas principais – educação, saúde, cultura e lazer, projetos econômicos e relações com as comunidades -, desenvolvendo projetos com a participação de alunos e professores da Each.

Araújo afirma que uma das áreas de destaque é a formação de professores da rede pública de ensino da Zona Leste. Educação comunitária e construção de valores de democracia e cidadania é um desses projetos, que atende 120 professores de 80 escolas da região, e busca a formação dos mesmos para a realização de atividades com as comunidades vizinhas às escolas.

Outra atividade que merece destaque foi o projeto Cultura Musical, que levou ao centro de Ermelino Matarazzo concertos da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), Coral da USP (Coralusp) e da Banda Sinfônica do Exército.

A presença da Universidade

O Nasce, como um pólo da USP na Zona Leste, pode ajudar a desenvolver a região, do mesmo modo que o Butantã cresceu com a presença da Cidade Universitária. “Além da produção do conhecimento, o próprio fato de a Universidade estar presente gera um desenvolvimento no entorno, atraindo uma população diferenciada e atividades econômicas”, fala Araújo. Os resultados, afirma o professor, agora podem parecer pequenos, mas os projetos são de longo prazo. Ele acredita que daqui a dez anos será possível notar um diferencial na região. 

A realização dos seminários Nasce/Each e as Comunidades da Zona Leste é uma das maneiras de estabelecer o diálogo e entender as demandas da área são. Já ocorreram dois, e o próximo será em março de 2008. Para esses encontros, são convidadas todas as lideranças comunitárias da Zona Leste, que discutem com os professores da USP as atividades que podem ser desenvolvidas no núcleo.

Araújo ressalta a importância de pensar a Zona Leste não como uma comunidade única, e sim como um lugar cheio de especificidades, justamente para que as ações consigam ser mais eficientes. “Aquilo ali é um mundo. São 4 milhões de pessoas”, conclui o professor.

Serviço:

Para mais informações acesse o site do NASCE http://www.uspleste.usp.br/nasce/index.php ou ligue para (11) 6943-3530

Por Rafael Kato, da USP Online

(C.C.)