Naruhito participa de cerimônia oficial de comemoração do centenário da imgiração

No Japão, o auge das festividades se deu no mês abril, quando o navio Kasato Maru partiu em direção ao nosso país

sáb, 21/06/2008 - 20h06 | Do Portal do Governo

O príncipe herdeiro japonês Naruhito participou, neste sábado, 21, da cerimônia oficial de comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, no Sambódromo, na zona norte da capital. O evento antecedeu o jantar oferecido pelo governador José Serra ao representante da Família Imperial, no Palácio dos Bandeirantes.

Recebido pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o príncipe foi muito aplaudido por um público comportado, formado por cerca de 25 mil pessoas que assistiam às festividades.

Naruhito lembrou que o centenário da imigração também é alvo de comemoração no Japão. Lá, porém, o auge das festividades ocorreu no mês de abril. No dia 28, às 17h55, mesma data e horário em que, há cem anos, o Kasato Maru partia rumo ao Brasil, foi acesa a Tocha da Amizade, na cobertura do edifício onde os imigrantes passaram os dias que antecederam o embarque. A tocha foi embarcada com destino ao Porto de Santos. “Foi um momento muito marcante, em que nossa imaginação se voltou para os idos de 1908”, afirmou.

Ele também ressaltou que, hoje, a comunidade japonesa no Brasil conta com mais de 1,5 milhão de pessoas, já na sexta geração de descendentes. “Por outro lado, igualmente o relacionamento entre o Japão e o Brasil se tornou tão fortalecido, como não se poderia imaginar a cem anos, inclusive, com o fato de mais de 300 mil nikkeys estarem vivendo no Japão. Tanto o Japão quanto o Brasil progrediram e hoje exercem um importante papel na comunidade internacional”, apontou.

O príncipe permaneceu no Sambódromo cerca de duas horas, durante as quais foi acesa a Tocha da Amizade e também foram realizadas diversas apresentações de música e dança, além do desfile da Cavalaria da Polícia Militar.

Cíntia Cury