Na volta às aulas, estudantes devem adiantar o Cartão Bom Escolar

O formulário para requisição cartão está à disposição no site da EMTU/SP

seg, 26/01/2009 - 18h11 | Do Portal do Governo

Para que o benefício do Cartão Bom Escolar (Bilhete Ônibus Metropolitano) seja garantido no início das aulas, os alunos interessados em revalidar ou requerer o cartão devem agilizar o seu pedido, por meio do portal da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, no endereço www.emtu.sp.gov.br. O Cartão Bom Escolar garante aos estudantes e professores o desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais metropolitanas da RMSP.

Revalidação

Para a revalidação, o estudante deve acessar a ficha de solicitação no link “Serviços Especiais/Passe Escolar” no endereço www.emtu.sp.gov.br, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de R$ 7,50 em qualquer agência do Banco Nossa Caixa. Como a volta às aulas está próxima, é bom agilizar o processo. Com a reformulação dos procedimentos, promovida no ano passado pela EMTU/SP, o prazo para revalidar o cartão diminuiu de 30 para 10 dias.

Novo cartão

Para requisição de novo cartão, o aluno deve acessar o mesmo site, preencher e imprimir o boleto para pagamento em qualquer agência da Nossa Caixa e o formulário de requisição, onde devem ser informadas as linhas metropolitanas utilizadas. Este documento, mais uma foto 3X4, cópia do RG, comprovante de residência e do pagamento da taxa de R$ 7,50 devem ser entregues na secretaria da instituição escolar.

No caso de escola técnica, é necessário anexar também uma declaração do curso que frequenta. No prazo de 30 dias o novo cartão poderá ser retirado na secretaria da universidade, faculdade ou escola e ser carregado a partir de fevereiro.

As vantagens

O aluno que agilizar o pedido de revalidação ou requisição do Cartão Bom Escolar garante o benefício já no início do ano letivo.

O andamento da solicitação do Cartão BOM pode ser acompanhado pelo interessado, em tempo real, por meio do portal da EMTU/SP.

Em caso de dúvidas sobre a revalidação ou emissão do Cartão BOM Escolar, os interessados podem consultar o Manual de Orientação às Instituições de Ensino e aos estudantes/professores no endereço www.emtu.sp.gov.br.

Também podem enviar mensagem pelo mesmo site para a Ouvidoria da EMTU/SP ou, ainda, ligar para 0800 724 05 55. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Os beneficiados devem atender os seguintes requisitos:

  • Educação Infantil (somente professores);
  • Ensino Fundamental – (Regular e Supletivo);
  • Ensino Médio – (Regular e Supletivo);
  • Cursos Profissionalizantes de nível técnico, nos termos do Decreto Federal n° 5.154 de julho de 2004, equivalentes ao ensino médio, autorizados pelos órgãos competentes;
  • Cursos regulares de Educação Profissional, ministrados por escolas oficiais, oficializadas ou reconhecidas, com duração mínima de 2 (dois) anos;
  • Curso de Ensino Superior, ministrado pelas Universidades e Faculdades Públicas ou Privadas, (autorizadas pelo Ministério da Educação); e Curso de Pós-Graduação autorizados pelo Ministério da Educação, limitado o benefício à quantidade de dias em que, mediante comprovante, o beneficiário deva se dirigir à Instituição de Ensino; e
  • Instituições localizadas nas Regiões Metropolitanas de São Paulo.

Da EMTU/SP