Na volta às aulas, estudantes da rede estadual terão aulas de recuperação

5.500 escolas se preparam para receber 3, 6 milhões de alunos; 5ª a 8ª série e ensino médio terão reforço de Matemática e Português

sáb, 16/02/2008 - 10h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação retoma as aulas em todas as 5,5 mil escolas estaduais nesta segunda-feira (18). Cerca de 5,5 milhões de alunos vão experimentar mudanças previstas para o ano letivo de 2008. Os 3,6 milhões de estudantes da 5ª a 8ª série e do ensino médio iniciam as aulas com reforço em Matemática e Língua Portuguesa. Durante os 42 dias iniciais de aula, terão programa de recuperação de aprendizado inédito no Brasil.

O novo projeto da secretaria objetiva reforçar o aprendizado nessas disciplinas,  consideradas básicas para o domínio de qualquer outra. Os alunos receberão material didático para esse período, o Jornal do Aluno. Aproximadamente 100 mil revistas chegarão às mãos dos professores, já capacitados.As aulas das outras disciplinas ocorrerão normalmente.

Materiais – Durante o período de recuperação os jovens utilizarão material didático criado especificamente para essas aulas. Cada terá seu exemplar do Jornal da Recuperação. Com quatro tipos, atenderá especificamente: 5a e 6a séries, 7a e 8a, 1º ano do ensino médio e 2o e 3o anos. No final da aula, os jornais serão guardados pela escola e devolvidos no dia seguinte. Os professores receberão a Revista do Professor, que orienta sobre como tratar os temas em sala de aula. São 10 títulos para o período de recuperação, separados por disciplinas – Química, História, Geografia e assim por diante.

Mais novidade – Os professores estaduais terão outra novidade neste ano. Todos receberão propostas curriculares (bases para o ensino ao aluno) a serem colocadas em prática durante as aulas. São 75 cadernos do professor e do gestor. “A partir daí, os educadores terão liberdade para trabalhar dentro da sala. Vamos também disponibilizar exemplos de planos de aula, colhidos na própria rede. Seu uso ficará a critério dos professores”, explica a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação

(M.C.)