Na véspera do Dia dos Namorados, confira as dicas do Procon-SP para a compra dos presentes

Siga as orientações do órgão de defesa do consumidor para evitar problemas nesta data de forte apelo comercial

seg, 11/06/2012 - 10h30 | Do Portal do Governo

De olho no apelo comercial do Dia dos Namorados, a Fundação Procon-SP orienta os consumidores na hora de comprar os presentes. Confira as orientações e boas compras!

– Evite compras por impulso. Pesquise os preços dos produtos e dos serviços que pretende adquirir em vários locais e considere sempre a possibilidade de pagar à vista para aproveitar os descontos.

– Pense bem antes de optar por uma compra a prazo. O valor das parcelas não deve comprometer seu orçamento. Compare o preço à vista com o valor total financiado.

– Se optar por parcelar a compra pelo cartão de crédito, verifique a taxa de juros.

– Nas compras com cheques pré-datados, solicite que as datas de vencimento constem no pedido ou na nota fiscal.

– Se o pagamento da compra parcelada for por meio de carnê ou boleto bancário e estes não chegarem até a data de vencimento da parcela, vá até a loja e efetue o pagamento mediante recibo. 

– O estabelecimento só é obrigado a trocar produtos sem defeitos (cor, tamanho ou proque a pessoa não gostou do presente) se apresentar essa opção ao consumidor.

– Flores são presentes muito procurados. Verifique o valor do frete para entrega, tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem. Solicite confirmação da entrega e exija nota fiscal ou recibo. 

Do Portal do Governo do Estado